Tecnologia


Além de contar com um completo aparato que permite a comunicação via rádio, via telefone e computação para a execução do serviço, o CIODES conta ainda com outras tecnologias desenvolvidas para melhorar o controle sobre os recursos operacionais, acompanhamento de ocorrências e produção de dados estatísticos, conforme descrevemos abaixo:

SIMAE

O projeto identifica em um mapa digital os pontos de ocorrências policiais na região metropolitana da grande vitória. No momento de atendimento da ocorrência e diante da confirmação do fato delituoso o operador de radio do CIODES georeferencia "plota" aquela ocorrência no mapa oportunizando assim o acompanhamento em tempo real de todas as ocorrências atendidas pela Policia Militar. Além de visualizarmos no mapa os pontos identificados por cores, podemos também, ao clicar sobre determinado ponto, abrir o boletim de chamada, boletim de atendimento e o boletim unificado.

O SIMAE proporciona o controle espacial, instantâneo e detalhado das informações dos atendimentos de ocorrência policial. Ele é alimentado pelo Centro Integrado Operacional de Defesa Social (CIODES - 190) e oportuniza o acompanhamento on line do que ocorre.

OLHO DIGITAL

O Projeto "Olho Digital" é uma parceria entre o Estado e os Municípios. As câmeras de vídeomonitoramento são instaladas em vias públicas, em locais de grande fluxo de pessoas. Nas áreas monitoradas pelos equipamentos está havendo uma redução significativa do índice de ocorrências. Com o monitoramento das vias públicas são produzidas informações para ações preventivas, repressivas e investigativas. O município instala as câmeras e o Estado, através de suas polícias, atende as demandas desses equipamentos.

O Projeto Olho Digital, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, em conjunto com as prefeituras de Vitória, Serra, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim e São Gabriel da Palha foi o vencedor do Prêmio Inoves 2008, na categoria Uso Eficiente dos Recursos Públicos.

GEORAST - SISTEMA DE LOCALIZAÇÃO VEICULAR

Desenvolvida em parceria com CIODES, é uma ferramenta que propicia o controle efetivo das viaturas através da localização em mapa geográfico, permitindo uma atualização do posicionamento dos veículos a cada 20 segundos e a visualização das ultimas 20 posições sinalizadas pelo sistema. Esse sistema arquiva em banco de dados toda trajetória da viatura, desde a instalação do equipamento, sendo possível, a qualquer tempo, obter esses deslocamentos no espaço e tempo necessários.

O Operador de Rádio visualiza a posição da viatura em um mapa digital, possibilitando enviar o recurso operacional mais próximo do local do fato, reduzindo, consideravelmente, o tempo resposta no atendimento ao cidadão.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard