História

    Em dezembro de 2017 nasce a ideia de integrar as áreas de saúde e assistência das instituições que atuam na segurança pública no ES, com o objetivo de implementar projetos e ações que contribuam efetivamente para a promoção da saúde, em todos os níveis, como também a troca de informações e experiências entre os profissionais que atuam na área. Foi formada então, uma comissão interinstitucional e, concomitantemente, a realização de um encontro entre as equipes psicossociais de cada instituição.

          

28 de dezembro de 2017 

Reunião  entre a SAPS/DGP/CBMES e a PROSSERV-ES/PRF 

                        

Ao longo do ano de 2018 foram realizadas várias reuniões de preparação da Reunião de Trabalho Interinstitucional de Atenção à Saúde dos Profissionais de Segurança Pública no Espírito Santo, com participantes da área da saúde, tais como: psicologia, serviço social, medicina e enfermagem, além de gestores e representantes do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador – CEREST/ES, profissionais de segurança pública e representantes classistas. Temas tratados eram as questões referentes à saúde do trabalhador, dentre elas o transtorno do estresse pós-traumático, distúrbios do sono e condições de vida, saúde e trabalho dos profissionais de segurança pública.

         

31 de julho a 2 de agosto de 2018

1ª Reunião de Trabalho Interinstitucional de Atenção à Saúde dos Profissionais de Segurança Pública no Espírito Santo, no CBMES

Como resultado dessas reuniões, foi elaborada uma carta de intenção com vistas à implantação de um Programa de Atenção à Saúde dos Profissionais de Segurança Pública no Estado do Espírito Santo, para oficializar a Comissão, formar a equipe multiprofissional mínima da área biopsicossocial  e de segurança do trabalho e discutir no âmbito do serviço público estadual, normativas que tratem do processo de remanejamento funcional em decorrência de restrição laboral como alternativa à aposentadoria.

Dois eixos temáticos propostos:

  • Operacionalização e instrumentalização das equipes multiprofissionais de saúde;
  • Prevenção e intervenção nos processos de adoecimento.

Finalmente em dezembro de 2019 foi publicada a Portaria 001, instituindo a Comissão Permanente de Atenção à Saúde dos Profissionais de Segurança Publica, Defesa Social e Justiça do Espirito Santo – COPAS. 

Em fevereiro de 2020, foi publicada a Portaria n° 14S com a designação de membros titulares e suplentes da COPAS.

                

        Reunião  de trabalho

      

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI