Sobre este ELPI

Da formalização

O Escritório Local de Processos e Inovação - ELPI da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social - SESP, instituído pela Portaria SESP nº 15-R, de 29.05.2019, publicada no DIO-ES de 31.05.2019, está vinculado à Subsecretaria de Estado de Gestão Administrativa - SGA/SESP.

Da missão 

O ELPI/SESP tem como missão administrar, dar suporte e fomentar iniciativas de BPM (Business Process Management - Gerenciamento de Processos de Negócio). Deve atuar como agente de mudança na organização, com o objetivo de disseminar a cultura de Gestão de Processos e Inovação, engajar pessoas, definir métodos, padrões e promover melhorias nos processos de trabalho (vide Portaria SEGER nº 12-R, de 15.05.2019, publicada no DIO-ES de 16.05.2019).

Da finalidade 

Quanto à finalidade do ELPI, temos:

• Facilitar a elaboração, execução e controle dos processos organizacionais, disseminando a cultura de gerenciamento por processos;

• Fomentar a gestão local da inovação, difundindo a cultura e práticas inovadoras.

 

Das atribuições

Dentre as principais atribuições do ELPI, destacam-se:

• Participar ativamente na implantação do Sistema e-Docs; atuar como multiplicador na disseminação do uso do Sistema e, ainda, no auxílio assistido aos servidores em capacitações e atendimentos (virtuais e/ou presenciais);

• Auxiliar, por meio da promoção de ambiente favorável para o desenvolvimento profissional, aos Donos dos Processos, responsáveis por acompanhar o desempenho e os resultados dos processos, a atingir suas metas quanto ao mapeamento, redesenho, supervisão e monitoramento dos resultados esperados;

• Promover, divulgar e disseminar conhecimentos e resultados relacionados ao BPM;

• Contribuir para a transformação de processos, por meio de debates, oficinas, meetups e outros meios que possibilitem o compartilhamento de conhecimentos e aprendizado coletivo, estimulando a cultura de inovação e empreendedorismo na gestão pública;

• Criar soluções inovadoras para desafios específicos, com estudos e métodos para promover transformações reais nos processos de trabalho e entregas à sociedade;

• Articular esforços e estimular a formação de parcerias para a potencialização das iniciativas de inovação na gestão pública;

• Consolidar e divulgar os resultados provenientes de suas atividades, bem como dos projetos desenvolvidos.

 


Informações sobre esta publicação:

Última atualização: 2019.08.08 às 17:34

Texto: Rafael Leitão Oliozi - rafael.oliozi@sesp.es.gov.br

Legislação referenciada: Os links são direcionados ao quadro Legislação e Regulamentos. Autor: Rafael Leitão Oliozi.

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