Metodologia

Procedimento desenvolvido que permite uma resposta rápida aos usuários do serviço 190, aumentando a expectativa da salvaguarda de vidas e a detenção dos acusados. Consiste na desburocratização de procedimentos no atendimento das chamadas de emergência policial e de socorro.

Quando é constatada uma situação crítica em andamento, cujo estado de flagrãncia denote sua incidência imediata naquele exato instante, independente do seu tipo ou de sua gravidade, é disparado pelo atendente do Call Center um Alerta Vermelho, ou seja, um alerta de aviso urgente, informando o local onde o fato está ocorrendo. Imediatamente o operador de rádio visualiza esse aviso e despacha o recurso para o atendimento da ocorrência. Enquanto a viatura se desloca para as proximidades do local, o atendente continua com o solicitante na linha, coletando outras informações relevantes para o êxito do atendimento, tais como as características dos acusados, se estavam portando armas de fogos e qual direção de fuga.

Tal procedimento tem forte poder de resposta, impedindo que o crime em andamento evolua, ao ponto de seu potencial lesivo tomar proporções irreversíveis à sociedade.

Desde a sua implementação, o Alerta Vermelho foi determinante em milhares de detenções, com uma média de 09 (nove) minutos no tempo resposta ao incidente notificado (abaixo do sinalizado pela ONU, de dez minutos) – chegando a obter resultados menores de um minuto para a chegada do recurso operacional, no local da ocorrência. 

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