Pesquisa

A Copas/Sesp foi instituída em dezembro de 2019, com intuito de implementar projetos e ações que contribuam efetivamente para a promoção da saúde dos servidores de Segurança Pública. O primeiro trabalho realizado pela Copas/Sesp foi iniciado ainda em 2019, intitulado ‘Diagnóstico das condições de saúde no trabalho e qualidade de vida das forças de segurança no Estado do Espírito Santo’. Os primeiros resultados foram apresentados em março de 2022 e a pesquisa segue em andamento.

Realizado em parceria com o Núcleo de Pesquisa, Inovação e Planejamento Socioeconômico (Nupla), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o estudo traz um diagnóstico da saúde mental de aproximadamente 16 mil membros de forças de segurança, mapeando de forma qualitativa e quantitativa a situação emocional desses indivíduos. O levantamento inclui servidores de Guardas Municipais, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Polícia Militar (PMES), Corpo de Bombeiros Militar (CBMES) e Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).

O segundo estudo desenvolvido pela Copas/Sesp é o Soma-SI, cujo objetivo é analisar as condições de estresse vivenciadas pelo servidor da segurança pública no Espírito Santo, identificar a relação deste estresse com as condições físicas do servidor e implementar medidas adequadas de tratamento, reunindo atenção psicossocial, médica e nutricional. O Projeto Soma-SI está em andamento e é realizado em parceria com o Departamento de Biotecnologia da Ufes.

O Projeto Segurançaqprevine é o terceiro e último da série de estudos realizados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) sobre a saúde física e mental dos servidores da área de Segurança Pública. É uma pesquisa de diagnóstico que produzirá subsídios para a construção de um plano de ação de prevenção e posvenção em suicídio no campo de Segurança Pública e Defesa Social no Espírito Santo. O Projeto é desenvolvido pela Sesp, por meio da Comissão Permanente de Atenção à Saúde dos Profissionais de Segurança Pública do Espírito Santo (Copas/Sesp), em parceria com o Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES).

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI