Formação Continuada

Aprimoramento do atendimento às mulheres em situação de violência

 

Com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços prestados pelos Policiais Civis e Militares, a SESP conta com parceiros como a Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério Público do Estado, por meio do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Nevid), para planejar e oferecer palestras e cursos de capacitação aos policiais de todo o Estado.

Contribuem para a qualificação do atendimento, profissionais técnicas das áreas de Psicologia, Saúde e Assistência Social, Promotoras de Justiça, Delegadas e outros atores da rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

Entre os temas destacados nessas ações estão: o histórico de lutas e conquistas femininas, o impacto da cultura machista em práticas e relações atuais de mulheres e homens; aspectos psicossociais da mulher em situação de violência e a importância do atendimento humanizado à mulher com base em uma perspectiva de gênero. São também esclarecidas dúvidas sobre procedimentos e encaminhamentos adequados com base na Lei Maria da Penha.

Em 2015, a Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social incluiu a disciplina “Aspectos psicossociais da Lei Maria da Penha” na grade curricular do Centro de Formação de Soldados.

Resultados

  • 1200 policiais capacitados para exercer as Visitas Tranquilizadoras entre 2014 e 2016;
  • 1060 alunos soldados matriculados na disciplina “Aspectos psicossociais da Lei Maria da Penha”.

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI