29/02/2016 08h06 - Atualizado em 09/11/2016 12h09

Solenidade marca passagem de comando no 10º Batalhão da PMES

Na útima sexta-feira (26), no Sesc de Guarapari, o 10º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo realizou a solenidade de passagem de Comando da Unidade.

Após oito meses sob o comando do tenente coronel Rogério Maciel Barcellos, o Batalhão, responsável pelo policiamento no município de Guarapari, tem como novo comandante o tenente coronel Ronaldo Mutz.

Participaram do evento o subcomandante geral da Corporação, coronel Ilton Borges Correia, o comandante do Policiamento Ostensivo Metropolitano, coronel Laércio de Oliveira, o secretário municipal Danilo Basto, representando o prefeito Orly Gomes; Maria da Glória, delegada chefe da 5º Delegacia Regional de Guarapari, comandante da Escola Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), Capitão de Fragata Sílvio Fernando, representando o comando geral do Corpo de Bombeiros, coronel Felix Gomes Martins, o vereador Gedson Merisio, o líder comunitário Denizart, da Associação de Moradores do Bairro Santa Mônica. Também prestigiaram a solenidade autoridades civis e militares, familiares e amigos dos comandantes substituído e substituto. O evento contou ainda com a presença da Banda da Polícia Militar.

Em seu discurso, o tenente coronel Rogério Maciel Barcellos destacou que ao assumir o comando sabia que poderia ser submetido a críticas e elogios, e que não poderia abandonar suas convicções, por isso sempre contou com o apoio da família, “que é meu grande alicerce, e pude implementar ações planejadas com meu staff e executá-las em conjunto com toda a tropa para que pudéssemos colher os bons frutos que hoje colhemos”.

Sobre os objetivos o tenente coronel Rogério Maciel Barcellos informou sobre a atuação contínua na prevenção com o Grupo de Apoio Operacional, a Patrulha da Comunidade, a Patrulha Rural, as Patrulhas Interativas e de Ocorrência, a Patrulha Escolar e o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), no qual, somente neste ano, foram formadas 1300 crianças do 5º ano da rede municipal de ensino.

Ao transmitir o comando da Unidade, o Tenente Coronel Rogério Maciel Barcellos comemorou os desígnios alcançados no seu comando como: importantes índices na redução de crimes na região de Guarapari, foram realizadas 1.129 visitas pela Patrulha Escolar no período compreendido entre junho e dezembro de 2015, com atendimento de 10.919 alunos; de setembro de 2015 a janeiro de 2016, foram realizadas 75 visitas tranquilizadoras a mulheres vítimas de violência doméstica. Além disso, houve redução de 50% no número de homicídios no mês de janeiro de 2016, comparado a janeiro de 2015, bem como a redução de 12% de homicídios no comparativo de janeiro a dezembro de 2014 com janeiro a dezembro de 2015; foram realizadas 157 apreensões de armas de fogo no período entre janeiro de 2015 e janeiro deste ano.

E encerrou sua fala com uma mensagem ao militares do 10º Batalhão: “Caro amigo policial do 10º Batalhão, neste momento ratifico o quanto você é importante como pessoa e como profissional, agradeço a todos por termos compartilhado das mesmas obrigações, dos mesmos objetivos e da mesma vontade de servir, constituindo um conjunto de sentimentos e ações, fortes motivos de agregação entre o comando e a tropa e quero aqui lhe enviar uma palavra de fé, desejando que você seja melhor que o passado e o presente, e que continue apoiando o novo comandante, tenente coronel Mutz, da mesma forma que me apoiaram. Obrigado por tudo, tropa do 10º BPM, vocês são nota 10”.

O subcomandante geral expressou a tradição na Polícia Militar em registrar por meio de ritual solene, esse momento tão importante, que é a transmissão do cargo de Comando de um Batalhão Operacional. Destacou que é o momento de comemorar o excelente trabalho realizado na gestão e com liderança à frente do efetivo do 10º Batalhão, pelo tenente coronel Rogério Maciel Barcellos e comemorar também a assunção do novo comandante tenente coronel Ronaldo Mutz, que se prontificou a dar continuidade ao trabalho não apenas do tenente coronel Rogério, mas de tantos que já passaram pela unidade operacional.

O subcomandante ainda depositou confiança no que será realizado pelo tenente coronel Ronaldo Mutz. “É um líder, um oficial que se sobressai em qualquer tipo de situação, um profissional com as qualidades e atributos para dar continuidade ao trabalho e conduzirá essa missão, com energias e horizontes renovados”, finalizou o oficial.

Diretoria de Comunicação PMES

Tenente Coronel Alessandro Oliveira Lube