15/03/2016 13h31 - Atualizado em 09/11/2016 12h04

Sesp participa do Fórum de Políticas Públicas para Mulher Vítima de Violência Doméstica

O Projeto “Homem que é Homem”, uma das ferramentas da Secretaria de Estado da Segurança Publica e Defesa Social (Sesp) para redução dos registros de violência contra as mulheres, será um dos temas em debate na 10ª Edição do Fórum de Politicas Públicas para Mulher Vítima de Violência Domestica. O evento será realizado na tarde da próxima quinta-feira (17), na Assembleia Legislativa do Estado do Espirito Santo (Ales).

A abertura do evento ficará por conta da jornalista Deborah Sathler que falará da importância do atendimento focado no homem agressor para o enfrentamento à violência contra a mulher. Ela é pesquisadora de gênero, pós-graduada em comunicação e mestranda em Ciência Humanas pela UnigranRio.

A Sesp apresentará o projeto Homem que é Homem, coordenado pela Polícia Civil e que tem o objetivo de reduzir casos de violência doméstica contra a mulher e promover a reflexão e a responsabilização junto com os autores de violência doméstica.

São realizados grupos reflexivos com homens denunciados por violência domestica onde são oferecidas alternativas não violentas no âmbito das relações interpessoais, especialmente, as conjugais e familiares. Além disso, é discutido o processo de construção de identidades masculinas, as relações de gênero, a desconstrução de ideias sexistas e machistas.

Segundo a Gerente de Proteção a Mulheres Vítimas de Violência da Sesp, Mirian Cortez, os resultados são positivos. Os grupos desenvolvidos tiveram boa adesão, quase 70% dos participantes concluíram o curso. “A inserção do homem em ações que permitam reflexão sobre o histórico de exclusão, violências contra mulher e sobre suas responsabilidades com relação à violência que cometem é essencial para evitar situações de reincidência e para que consigam estabelecer relacionamentos não violentos e de qualidade”, destaca.

Em 2015, o trabalho era realizando somente nos municípios da Grande Vitória, mas, em 2016 o projeto ganha ampliação para as cidades do interior do Estado onde funcionam as Delegacias de Atendimento à Mulher.

Serviço:

10º Edição do Fórum de Politicas Publicas para Mulher Vítima de Violência Doméstica/ Audiência Publica

Data: 17 de março de 2016

Local: Plenário Dirceu Cardoso - Assembleia Legislativa

Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp)

Gustavo Tenório

Tel.: (27) 3636-1572 / (27) 99961-0214