06/04/2016 14h55 - Atualizado em 09/11/2016 12h04

SESP cria a Gerência de Proteção a Mulher

​Para fortalecer o combate da violência contra as mulheres e manter as estratégias de redução de homicídios praticados contra o sexo feminino, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) criou, na última sexta-feira (02), a Gerência de Proteção a Mulher (GPM), que será coordenada pela psicóloga Mirian Béccheri Cortez.

Compete à Gerência de Proteção a Mulher, planejar, organizar,  assessorar e representar  a Sesp,  quando autorizado pelo secretário,  junto aos órgãos nas áreas de enfrentamento à violência de gênero contra a mulher. Além disso, a gerência é responsável por coordenar as ações da Patrulha da Família; das Visitas Tranquilizadoras às Mulheres Vítimas de Violência; e do projeto Homem que é Homem, ambos realizados pelas Polícias Militar e Civil.

Dados levantados pela Sesp mostram que o acumulado do primeiro trimestre de 2016 apresentou redução de 45% nos registros de homicídios de mulheres em todo o Estado. Foram 27 casos contabilizados contra 49 ocorrências no mesmo período em 2015. Em relação aos casos de feminicídio,  foram registrados seis casos de janeiro a março contra 27 registros no mesmo de 2015, totalizando uma redução de 86%.

“A proposta agora é fortalecer e incrementar os projetos que já vem sendo desenvolvidos e construir outras propostas de ação que atendam às demandas das mulheres. Manteremos o foco na proteção e fortalecimento da mulher e no trabalho capacitado e integrado da Polícia Civil e da Polícia Militar com os demais serviços e órgãos da rede de atendimento, visando que toda a mulher, de qualquer raça/etnia, classe ou orientação sexual receba atendimento de qualidade”, explicou Mirian.

Currículo

Mirian Béccheri Cortez é doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Atuou como psicóloga no Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, do Ministério Público do Estado do Espírito Santo. Tem experiência também nas áreas de violência conjugal, gênero, relações de gênero, perspectiva relacional, violência doméstica e políticas públicas.​

Assessoria de Comunicação Sesp

Assessoria de Comunicação Corpo de Bombeiros