30/06/2015 08h11 - Atualizado em 09/11/2016 14h00

Semana de Prevenção tem simulado de salvamento em prédio


O salvamento em altura é uma das alternativas para resgate de pessoas em caso de incêndio, realizada na rotina do plantão de emergência do Corpo de Bombeiros Militar. Na manhã desta terça-feira (30), às 10h, na Praça Oito, Centro de Vitória, será realizado um exercício simulado de salvamento em altura com apresentação das técnicas usadas em situações reais de salvamento por intermédio de várias manobras.






Serão demonstradas técnicas de rapel em diversas modalidades, que retratam salvamentos de pessoas presas em locais elevados e que podem ser "socorridas" por um único bombeiro, como os casos de pessoas que ficam presas em  equipamentos de limpeza nas fachadas das edificações (balancinho ou jaú).






Já a técnica da tirolesa inclinada é feita para retirada de múltiplas vítimas de modo seguro e rápido, por meio de um cabo aéreo montado num plano inclinado, em que a força da gravidade atua na velocidade do deslocamento.










Outra atividade será a transposição de vítimas no cabo aéreo, técnica que transporta uma vítima de um local elevado a outro de mesmo nível, que pode ser com o auxílio de diversos materiais de salvamento, dentre os quais as macas.






Por último a técnica de comando craw, que será uma travessia feita por um bombeiro para conseguir chegar a um local elevado, passando por sobre um cabo tensionado.






Durante a apresentação será montado na Praça Oito um stand com exposição de equipamentos operacionais utilizados em ocorrências de salvamento, mergulho e combate a incêndio, montagem de oficina para crianças e distribuição de material com informações sobre prevenção, uso de extintores e como escapar de um incêndio.






Assessoria de Comunicação - Sesp 


Assessoria de Comunicação Corpo de Bombeiros


Contato: 3636 9937- 999862 4006


Relações Públicas 


Tenente Coronel Pavani


Cabo Neander /  Cabo Karolina / Soldado Caldas


 27-3137 4434 /  27-99711 0660

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI