17/03/2015 08h01 - Atualizado em 09/11/2016 14h08

Secretários de Governo debatem segurança em Cariacica

Cerca de 50 moradores dos bairros Vila Capixaba, Vila Independência, Dom Bosco, Santa Cecília, Itanguá e Rio Branco participaram, na noite desta segunda-feira (16), de uma reunião com o vice-governador Cesar Colnago, secretários de Estado e o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, na igreja São Paulo da Cruz, em Vila Capixaba, para discutir questões ligadas à segurança pública.

Além do vice-governador e do prefeito municipal, participaram do encontro os secretários da Segurança Pública e de Defesa Social, André Garcia; de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli; da Casa Militar, coronel José Nivaldo; os secretário municipais de Defesa Social, Fabrício Dutra; e de Infraestrutura, João Felício Scardua. Também estiveram presentes, o comandante do 7º Batalhão, tenente-coronel Juffo e o delegado chefe da Delegacia de Crimes Contra a Vida de Cariacica, João Paulo Pinto.

A reunião foi presidida pelo pároco da Paróquia Santíssima Trindade, padre Paulo Sérgio, onde ele, em conjunto com as comunidades presentes, pode expor às autoridades quais são os principais desafios destas regiões. “Apresentamos a realidade local, o que está sendo feito por parte dos órgãos públicos e o que falta nestes bairros. Agora é a hora da ação. De colocarmos em prática algumas alternativas para o combate à violência. Este foi o primeiro encontro e a resposta das lideranças foi bastante positiva. Por isso, esperamos ter mais oportunidades como esta, para discutir qualquer tipo de assunto com o poder municipal e estadual sem intermediários”, afirmou o padre.Já o líder comunitário do bairro Vila Capixaba, Clóvis dos Reis, ressaltou o bom trabalho da Polícia Militar na região. “Mensalmente fazemos reunião com a PM. Sempre vem um representante aqui, ouve as nossas reivindicações. Juntos, estudamos as mudanças da Patrulha da Comunidade para melhor atender à comunidade. Vejo que esta aproximação é necessária para podermos direcionar melhor este tipo de recurso”, disse.

Durante o encontro, foi aberto um momento para que os moradores fizessem perguntas às autoridades e o secretário de Segurança Pública ressaltou que a participação da comunidade é essencial para o trabalho das polícias. “As pessoas precisam denunciar, por meio do Disque-Denúncia (181) e do Ciodes (190), pois são elas que sabem onde o crime acontece. Precisamos muito fortalecer este canal, para que assim possamos cada vez mais intervir nesse tipo de situação”.

O vice-governador Cesar Colnago, e o secretário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli, também falaram sobre as ações ligadas ao Ocupação Social, programa que está em construção e que tem como objetivo melhorar os indicadores sociais em várias comunidades mais vulneráveis.

Assessoria de Comunicação da Polícia Militar

Marina Galvêas

Tels: (27) 3636-1577/ 9 8802-3326

Priscila Barcelos