15/10/2015 14h46 - Atualizado em 09/11/2016 12h18

Secretário participa do 1º Congresso das Guardas Municipais em Linhares

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, participou na manhã desta quinta-feira (15), do 1º Congresso Estadual das Guardas Municipais do Espírito Santo, realizado em Linhares. O evento aconteceu no auditório do Center Norte Conceição e contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas entre gestores e operadores de segurança pública e urbana municipal.

O secretário André Garcia falou sobre a relação institucional da Segurança Pública. Ele disse que as Guardas Municipais são fundamentais, pois complementam o trabalho da Polícia Militar.

“As Guardas Municipais devem ser reconhecidas por todos e devem constar nos planejamentos dos Estados como consta no Espírito Santo. A sua atuação, especialmente em questões relacionadas à segurança do munícipe, dos imóveis municipais, escolas municipais e as ações de videomonitoramento, auxiliam a desonerar a Polícia Militar, especialmente, destas funções para que os policiais possam se dedicar às ocorrências de maior complexidade”.

O secretário também disse que os agentes da Guarda Municipal podem desempenhar um papel comunitário muito importante na sociedade. “É fundamental essa proximidade com a população, pois há várias ações que a Guarda Municipal pode atuar e aumentar o seu relacionamento com a população”.

Em seguida o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, abordou a questão da Guarda Armada, que está em fase de implantação no município.

O 1º Congresso das Guardas Municipais é uma realização da Associação dos Guardas Municipais do Norte e Noroeste do Espírito Santo em parceria com o Conselho Nacional dos Guardas Municipais e a Prefeitura Municipal de Linhares.

Entre as autoridades estavam presentes o deputado Guerino Zanon, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo; Rodney Miranda, prefeito de Vila Velha; Alexandre Ramalho, secretário de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito de Vila Velha; Fronzio Calheira Mota, secretário Municipal de Segurança Urbana de Vitória; Samuel Vicente Barcelos Nunes, vice-presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais; Fernando Nogueira da Gama, presidente da Associação das Guardas Municipais do Norte e Noroeste do Espírito Santo e Edval Santana, secretário Municipal de Segurança Pública de Linhares.

Assessoria de Comunicação da POLÍCIA MILITAR

Marina Galvêas