18/03/2015 11h06 - Atualizado em 09/11/2016 14h08

Secretário de Segurança participa de Comissão na Câmara

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, participou de reunião da Comissão Geral sobre Segurança Pública no plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Garcia foi palestrante do encontro, que ainda contou com a participação da ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti; do secretário de Estado da Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame; e de representantes de entidades de classe da Polícia Militar, Bombeiros Militares e Polícia Federal.

Em sua apresentação, André Garcia defendeu maior participação do Governo Federal na fiscalização das fronteiras nacionais, principalmente no combate à entrada de drogas e armas no país. “Há cenas que assustam quando vemos a fronteira do Brasil com o Paraguai”. O secretário pede o reforço da União nas ações de policiamento, com maior empenho por parte das Polícias Federal e Rodoviária Federal.

Ainda em relação às competências da União e dos estados, Garcia falou da fiscalização sobre munições e explosivos. Segundo ele, em diversos estados existe um reduzido número de militares do Exército responsável por esse trabalho. “A fiscalização é de papel, burocrática, e não aquela que interessa à sociedade”, disse. No início do mês, o Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc), subordinada à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, realizou uma operação em Vila Velha e apreendeu 234.345 munições de calibres diversos, um montante correspondente ao que foi apreendido nos últimos dez anos pelas Polícias Civil e Militar no Espírito Santo.

Agravamentos de penas e aumento do prazo de internação para menores envolvidos em crimes hediondos estão entre propostas elaboradas por secretários de Segurança da Região Sudeste, anunciou Garcia. Ele defendeu ainda que a videoconferência com presos se torne obrigatória em todo o País.

Com informações do site da Câmara dos Deputados.