08/04/2015 13h02 - Atualizado em 09/11/2016 14h08

Secretário André Garcia fala sobre Segurança para Frente Nacional de Prefeitos

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, foi convidado pela Frente Nacional de Prefeitos para palestrar no III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. Seu tema foi “Segurança Pública e a Integração Federativa”, inserido dentro da sala temática “A Violência Urbana e a Redefinição das Atribuições dos Entes Federados na Segurança Pública”. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, Distrito Federal.

Participaram da palestra a Secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki; o professor da Fundação Getúlio Vargas e vice-presidente do Conselho de Administração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima; o secretário Municipal de Segurança Urbana de São Bernardo do Campo (SP); Benedito Mariano; o secretário Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas (SP), Luiz Augusto Baggio; e o consultor Pedro Luis Rocha Montenegro.

A proposta do debate vai ao encontro do que o secretário André Garcia tem defendido nos últimos anos – uma maior integração federativa entre União, Estados e Municípios, com participações ativas de cada ente no combate à violência e redução de indicadores criminais, além de uma revisão no marco legal, possibilitando penas maiores para crimes mais graves.

Também serão discutidas novas formas de cooperação entre os entes federados, por meio de Gabinete de Gestão Integrada na Segurança Pública e Operações Policiais conjuntas em diversas partes do país e nas cidades de fronteira.

Está a segunda vez, em menos de um mês, que o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, é convidado para palestrar em Brasília. No dia 18 de março, Garcia participou da reunião da Comissão Geral sobre Segurança Pública da Câmara dos Deputados, onde defendeu maior participação do Governo Federal na fiscalização das fronteiras nacionais, principalmente no combate à entrada de drogas e armas no País.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social

Gustavo Tenório

Tels: 3636-1572 / 99961-0214