Proprietários rurais são autuados por construção de poços e desvio de córrego em Rio Bananal
Na tarde desta segunda (01), militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA) realizaram uma operação na cidade de Rio Bananal a fim de reprimir os crimes relativos ao desvio do curso da água e a construção de poços sem licença. Na ação foram identificadas três propriedades com obras irregulares. A área total danificada é superior a 14 mil metros quadrados, o que equivale à aproximadamente seis campos de futebol.
Os policiais chegaram aos locais por meio de denúncias e constataram diversos problemas, tais como escavação de poço, ampliação de calha e desvio de água, atingindo o Córrego Santo Antônio, na Zona Rural de Rio Bananal. As intervenções foram realizadas sem o amparo de licenças e sem observar as normas técnicas de construção. Além disso, as obras ocorreram às margens do curso da água, área considerada como de preservação permanente, o que agrava o impacto, pois o dano ambiental se estende à um trecho considerável do córrego que já sofre com o assoreamento e escassez de água.
Os poços e desvios prejudicaram os moradores da localidade, reduzindo a oferta de água para as propriedades localizadas no trecho do rio abaixo das intervenções. Os responsáveis responderão pelos crimes de construção de obra potencialmente poluidora e utilização da água sem a devida autorização, crimes cujas penas cumulativas são detenção, ressarcimento de danos e multa.
Segue link dos vídeos
https://drive.google.com/file/d/0BztxpTEUyQJqaGNNZElfOHo0d1E/view
https://drive.google.com/file/d/0BztxpTEUyQJqams2UHZycmxncFU/view
https://drive.google.com/file/d/0BztxpTEUyQJqT0NydlBHVFJHT1U/view
https://drive.google.com/file/d/0BztxpTEUyQJqN0VHcmV1WEY2OFU/view
Assessoria de Comunicação da POLÍCIA MILITAR
Marina Galvêas
Tels: (27) 3636-1577/ 9 8802-3326
Priscila Barcelos
Tels: (27) 3636-1573/ 9 8802-3244