17/11/2015 14h04 - Atualizado em 09/11/2016 12h17

Polícias vão ajudar a população das áreas atingidas pela lama

A chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, participou nessa segunda-feira (16) da reunião que teve como objetivo antecipar as ações das polícias estaduais em relação ao impacto que a passagem da lama de rejeitos oriunda do rompimento da barragem de Fundão e Santarém, ocorrido no último dia 05, em Mariana, Minas Gerais,  vai provocar nos municípios capixabas, em especial, nas cidades de Baixo Guandu, Colatina e Linhares.   A reunião foi realizada na sede do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), no Bairro Colatina Velha.

“Discutimos ações de segurança pública, de prevenção e acompanhamento da passagem da lama pelo Espírito Santo. As polícias devem estar preparadas e prontas para juntas auxiliarem a população dos municípios que serão afetados. Nossas unidades estão orientadas para ajudar a população nesse momento delicado”, ressaltou a chefe.

Na ocasião, policiais civis e militares foram orientados sobre como o Governo do Estado e os municípios estão se organizando em outras áreas. “Apresentamos o planejamento do Governo para lidar com a situação e orientamos a quem recorrer em caso de necessidades urgentes de recursos e de informações sobre as possíveis ocorrências nos plantões policiais. Destacamos a importância das unidades policiais da região de posicionarem como  uma porta para acolher e prestar socorro para população nesse momento delicado”, afirmou Gracimeri Gaviorno.

Estiveram presentes o superintendente de Polícia da Região Norte (SPRN) delegado Faustino Antunes, o comandante do Policiamento Ostensivo Norte (CPO-N), coronel Marcos Assis, o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Rômulo Souza Dias, o chefe da 15ª Delegacia Regional de Colatina, delegado José Henrique Oliveira, além dos delegados da 16ª Delegacia Regional de Linhares, da Delegacia de Polícia (DP) de Baixo Guandu, da Deten de Colatina, da DP Marilândia e representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), policiais civis e oficiais da Polícia Militar da Região Noroeste.

Doações

Policiais civis que atuam na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) arrecadaram, aproximadamente, 500 litros de água para serem doados aos municípios abastecidos pelo Rio Doce e que foram atingidos pela lama de rejeitos de mineração.

Todo o material foi captado na manhã da última quarta-feira  (11) foi entregue no mesmo dia, no quartel do Corpo de Bombeiros, na Enseada do Suá, em Vitória.

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Fernanda Pontes - (27) 98849-2310