Policial civil vai conduzir a chama olímpica em Vitória
A contagem regressiva para os Jogos Olímpicos Rio 2016 já foi iniciada e uma das etapas mais importantes que antecedem a abertura do evento é o revezamento da chama olímpica, símbolo das Olímpiadas. Desde o último dia 03 o fogo olímpico já está em solo brasileiro e a chegada no Espírito Santo está marcada para a próxima segunda –feira (16). Desde então, o coração do investigador de polícia, Jackson Alfeu Ferreira, está cada vez mais acelerado. O motivo? Ele será um dos 150 capixabas que vai participar do revezamento da Tocha Rio 2016 em Vitória, no próximo dia 17.
O investigador está entre as 12 mil pessoas que ao longo de 200 metros vai conduzir a chama olímpica. Ele disse que uma simulação da condução da tocha olímpica foi realizada no último dia 03, no Ginásio de Esportes Tancredão, em Vitória. “O esporte é algo muito gratificante e prazeroso na minha vida, pois me trouxe muitos benefícios. Confesso que fiquei muito surpreso e feliz por ter sido um dos escolhidos para participar de um momento tão importante para o esporte. A ficha não caiu ainda”, revelou.
A previsão é que o investigador receba a chama olímpica na segunda-feira (17), às 16h20, em próximo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a conduza até em frente a chefatura de Polícia, onde outra pessoa a receberá. A chama olímpica ficará no Estado até o dia 18 e vai percorrer nove cidades: Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Vila Velha, Vitória, Serra, Aracruz, Colatina, Linhares e São Mateus.
Os jogos acontecem entre os dias 05 e 21 de agosto no Rio de Janeiro.
História de superação
O investigador de polícia foi selecionado durante uma campanha publicitária produzida por uma das empresas patrocinadoras das Olímpiadas. “A participação se dava através do envio de uma história de ‘atrevimento’ e superação relacionada ao ideal olímpico, podendo ou não estar ligada ao esporte. Eu encaminhei a minha história de como iniciei a prática da corrida de rua e como essa atividade me auxiliou na melhoria da minha saúde e qualidade de vida”, disse.
Jackson lembra que no ano de 2012, aos 37 anos, ele pesava 110 quilos, estava com diabetes tipo II, gordura no fígado, colesterol e triglicérides acima do limite tolerado para uma pessoal saudável para a idade dele. “A minha história com o esporte começou em uma corrida de rua. Eu estava com minhas filhas indo visitar minha mãe, e por causa de um evento de corrida de rua, todo trânsito estava mudado e muito lento, o que me fez diminuir significativamente a velocidade do carro. Durante o pequeno, mas demorado trajeto que percorri, tive a oportunidade de ver os corredores chegando. Eram pessoas de várias idades, gênero e biótipos. A grande maioria demonstrava uma profunda exaustão e, ao mesmo tempo, uma grande alegria, algo diferente que não conseguia explicar. Neste momento, comecei a refletir sobre minha vida e me lembrei de como estava a minha saúde”, afirmou.
Ele conta que, enquanto acompanhava atentamente cada atleta anônimo que passava, tomou uma decisão: no próximo ano eu vou correr esta prova! E depois de um ano de preparação contando com o auxílio de profissionais da saúde e atividade física e com 12 quilos a menos, em setembro de 2012 ele alcançou seu objetivo. “Cruzei a linha de chega carregando no peito muito mais que um número de inscrição. Quando me aproximei do final da prova me lembrei de tudo que passei e chorei em silêncio, me emocionei muito e agradeci a Deus por ter conseguido completar aqueles 16.090 metros, algo que no ano anterior era impossível de ser pensado. Ali, após cruzar a linha de chegada, eu entendi a sensação de superar os próprios limites”, concluiu.
Chama Olímpica
A Chama Olímpica é um importante símbolo dos Jogos. Representa a paz, a união e a amizade. A tocha, por sua vez, é usada para passar a chama de um condutor para o outro durante o revezamento até o acendimento da pira na cerimônia de abertura.
Entre os principais atributos de inovação da Tocha Rio 2016, estão os segmentos que se abrem, revelando elementos da brasilidade: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 98849-2310
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Texto: Fernanda Pontes
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
Paula Lima (27) 99846-1111
comunicapces@gmail.com