15/12/2015 13h38 - Atualizado em 09/11/2016 12h09

Policial civil conclui curso de busca, resgaste e salvamento com cães

Com o objetivo de auxiliar os policiais civis na busca de entorpecentes ou na localização de vítimas de homicídios cujos corpos estão enterrados em áreas de mata, o investigador Michel Antônio Carlos, localizado na Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Vitória, foi um dos participantes do curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espirito Santo (CBOM).

A capacitação foi concluída na última sexta-feira (11).  Ao todo 39 pessoas participaram da capacitação entre eles 16 bombeiros capixabas, dois  de Roraima, dois paulistas, sete amazonenses, seis mineiros, um do Rio Grande do Sul, um goiano, uma médica veterinária e dois funcionários da ArcelorMittal.

O curso teve carga horária de 120 horas e começou no dia 30 de novembro. O investigador achou o curso bem amplo. “A partir do conhecimento adquirido nesse curso, vamos poder formar cães que nos ajudem em nossas investigações”, declarou.

O coordenador do curso e chefe da Seção de Operação e Instrução do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Leonardo Merigueti, explicou que, por terem o faro apurado, os cães são capazes de procurar pessoas em locais onde os humanos não conseguiriam localizar. “A partir do curso, os cães ficarão aptos para buscar pessoas perdidas em matas, localizar vítimas de homicídios ou de soterramento, deslizamento e de afogamento”, afirmou. A participação do policial civil no curso é fruto de um convênio entre a PC e o CBOM.

Curso

O curso teve disciplinas de busca e resgate em estruturas colapsadas com o objetivo preparar todos os alunos a atuarem em locais de desastres, com e sem os cães, em conformidade com as normas internacionais. Os alunos aprenderam a selecionar filhotes para a atividade de busca e salvamento e a escolher a melhor raça para a atividade. Além disso, técnicas K-SAR de adestramento também foram aplicadas. Com delas, os cães foram preparados a localizar vítimas em escombros, soterradas, afogadas e perdidas em matas, bem como cadáveres soterrados. Técnicas de adestramento e comportamento dos cães também fizeram parte da grade curricular do treinamento.

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Fernanda Pontes - (27) 98849-2310