Policiais do BPMA constatam barragem irregular em Vila Velha
Na última sexta-feira (14) uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), deslocou-se até o bairro Atlântico II, zona rural de Vila Velha, onde encontrou a reforma de uma barragem e construção de poços escavados irregulares.
Na propriedade foi verificado pelos militares ambientais o represamento da água e também a abertura no curso hídrico de 60 metros com utilização de máquinas, abastecendo dois poços escavados. Foi feita a liberação das comportas pelos militares e a água voltou a seguir seu curso natural.
Em contato com o proprietário do terreno o mesmo alegou que devido a escassez hídrica fez a reforma e informou não ter licença ambiental para a execução da obra, nem orientação técnica bem como cadastro da barragem emitida pelo órgão ambiental competente. O mesmo foi orientado a retirá-la imediatamente.
A Polícia Ambiental orienta que as intervenções em áreas de preservação permanente só podem ocorrer em casos de utilidade pública ou interesse social e sempre mediante licença ambiental. E que em relação à construção, reforma, ampliação ou funcionamento de barragens, existe normas específicas oriundas do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (IDAF), normatizando o controle, fiscalização, e execução das atividades relacionadas ao licenciamento ambiental.
A não observância da legislação traz enormes prejuízos ambientais e a consequente responsabilização, o infrator responderá por crime contra o meio ambiente.