Policiais civis iniciam novo curso de enfrentamento a situações de risco
Começou nesta terça-feira (22) o I Curso de Treinamento em Progressão de Áreas de Risco (CPAR-E) para policiais civis. O objetivo é preparar os profissionais para o enfrentamento e o controle de situações de risco no exercício de suas diligências operacionais, gerando multiplicadores de conhecimento em segmento sensível.
A aula inaugural foi pela manhã, no auditório da Chefatura de Polícia, em Vitória, e contou com a presença da chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno. Também estiveram presentes o subsecretário de inteligência, delegado José Monteiro, representando a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), o superintendente de Polícia Prisional (SPP), delegado Júlio Cesar Oliveira Silva, o diretor da Academia de Polícia (Acadepol), delegado Heli Schimittel, o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Espírito Santo (Sindepes), delegado Rodolfo Laterza e o comandante geral do 38° Batalhão de Infantaria do Exército, coronel Hiroshi.
A chefe de Polícia ressaltou a importância das parcerias para a realização de cursos. "Neste momento de crise que estamos vivendo em todo país, as parcerias que fazemos com todos são muito importantes. As nossas associações e o sindicato são representações de muito peso para que a gente possa, mesmo com as dificuldades, fazer algumas entregas que contribuam com o nosso desenvolvimento profissional. É muito importante que estejamos unidos neste propósito de capacitar e valorizar o nosso profissional", destacou.
As aulas serão dadas pelo comissário de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Luis Felipe de Carvalho Leal. Ele é dos instrutores dos cursos de ações táticas da PCERJ, de Conduta de Patrulha e Progressão em Área de Risco e de Rapel Tático. Leal também é especialista na técnica vertical em corda e ministra cursos para diversas unidades policiais e de Forças militares em todo o país.
Curso
A coordenação do curso é feita pela Academia de Polícia (Acadepol) e pelo Sindepes. São 35 vagas, sendo 20 destinadas aos delegados de Polícia sindicalizados ao Sindepes e as demais para policiais civis indicados pelos superintendentes. O treinamento possui duração de 40 horas/aula e termina na próxima sexta-feira (25). As aulas teóricas e práticas serão realizadas na sede campestre do Sindepes.
Entre os objetivos do projeto está a capacitação dos policiais civis que atuam em delegacias convencionais e unidades especializadas para proceder em âmbitos simples e complexo, com simulações que retratem o máximo da realidade do profissional em situações de risco.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna - (27) 3137-9024
Fernanda Pontes - (27) 98849-2310
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Texto: Fernanda Pontes
Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536
Edimara Garbelotto (27) 99607-2978
Paula Lima (27) 99846-1111
comunicapces@gmail.com