Polícia Militar realiza penúltima palestra do ciclo sobre violência contra a mulher
A Polícia Militar do Espírito Santo, por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC), deu continuidade ao ciclo de palestras referentes aos trabalhos da Comissão de Elaboração dos Protocolos de Atendimentos de Ocorrências Policiais no Âmbito da Violência Doméstica Contra as Mulheres. O encontro foi na tarde dessa quinta-feira (06), no auditório Comandante Sidronilio Firmino.
A palestra foi proferida pela Assistente Social Lilian Mota Pereira, Gerente de Proteção Social Especial da Secretaria de Trabalho, Assistência e desenvolvimento Social do Governo do Estado do ES, com o tema “serviços, orientações e encaminhamentos na esfera de Assistência social no âmbito da violência doméstica contra a mulher”.
Na ocasião, foi exposto a rede de atendimento da Assistência Social do Estado, com maior ênfase para os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Centros Especializados em Assistência Social (CREAS) e a Casa Abrigo. A diferenciação do CRAS e CREAS, segundo a palestrante, se dá em virtude de o CRAS se convergir para a necessidades de maior estruturação assistencial e financeira da mulher em fragilidade, enquanto que o CREAS é o local indicado para os encaminhamentos das mulheres em situação de violações de direitos.
Lilian Mota ainda ratificou a possibilidade dos policiais militares encaminharem as mulheres vítimas de violência diretamente aos CRAS e CREAS, tanto por vias de orientações como também direto nas Unidades, o que, para ambas as Instituições. O que configura-se como um avanço surpreendente para este sentido.
Para o chefe da Divisão de Mobilização Comunitária e Integração Institucional da DDHPC, Major Sandro Roberto Campos, "necessitamos imensamente de um trabalho intersetortial e multidisciplinar, no qual a PMES possa dialogar abertamente os problemas que nossos policiais enfrentam na ponta e construir de maneira conjunta os encaminhamentos numa área que entendemos ser complexa e difusa visando melhoria na qualidade de serviços prestados à população".
O Diretor da DDHPC, Coronel Tatagiba, fez questão ressaltar que "todas as palestras até aqui permitiram diálogos surpreendentes de transversalidade e promoção de sugestões e ideias no sentido de fomentar à PMES possibilidades que até então não havíamos imaginado. “A riqueza que dos debates está oportunizando a muitos profissionais (oficiais e praças) que trabalham na Instituição, aprofundar os conhecimentos. E esse aperfeiçoamento proporcionará uma melhor prestação de serviço à sociedade”.
O Coronel Tatagiba encerrou o encontro agradecendo a todos e convidou os presentes para participarem na manhã do dia (07) da palestra com o tema “Rotinas do Plantão especializado da mulher” a ser proferida pela Delegada da Polícia Civil Natália Tenório.