12/05/2016 13h22 - Atualizado em 09/11/2016 12h03

Polícia Civil lança projeto voltado para as futuras mamães policiais

Pensando em assistir as policiais civis durante toda a gravidez e também durante o parto e no período pós- parto, a Polícia Civil, por meio da Divisão de Promoção Social (DPS), criou o projeto “Meu Parto”. O lançamento aconteceu nesta quinta-feira (12), durante a solenidade em comemoração ao Dia das Mães, realizada no auditório da Chefatura de Polícia, em Vitória.

A chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, fez uma reflexão do papel e dos desafios da maternidade e contou um pouco da sua experiência como mãe. “Ser mãe é um presente de Deus, mas, a verdade é que não é uma missão fácil. Glamoroso mesmo é só na foto porque cuidar de um filho diariamente requer muita dedicação. É por isso que eu quero agradecer a todas as mães porque os nossos filhos são quem fazem a nossa sociedade melhor ou pior, pois quem nós criamos são os responsáveis por cuidar da gente no nosso dia a dia”, declarou.

Durante o evento, foi exibida uma apresentação contendo fotos das policiais com seus filhos e com suas mães.  Além disso, o Coral “Domingos Martins” da Polícia Civil também fez uma apresentação e a delegada aposentada Neusa Glória recitou um poema.

Na ocasião também foi realizado um culto ecumênico que foi conduzido pela pastora Lena Moura da Igreja Batista Atitude. Ela também falou sobre a difícil missão de ser mãe, bem como a importância do papel da mãe como bom exemplo para os filhos.

Projeto “Meu Parto”

Segundo as idealizadoras do projeto e psicólogas da Polícia Civil, Nathalia Vieira e Maria Teresa Borges, a ideia surgiu a partir da necessidade de se pensar na importância do bem estar psíquico e social das policiais, tendo em vista que, atualmente, a Polícia Civil conta com um grande número de policiais mulheres que desempenham atividades diversas. “O projeto está em consonância com as atividades já desenvolvidas pela DPS no âmbito da saúde e da valorização dos servidores policiais civis”, ressaltou Nathalia.

“Para o momento do parto, o projeto oferece um serviço de acompanhamento, que visa a dar suporte físico, psíquico e emocional à mulher em trabalho de parto. Além disso, após o nascimento do bebê, nós realizamos uma visita com o objetivo de auxiliar a mãe nos primeiros cuidados, com orientações quanto às dúvidas que surgirem”, informou Maria Teresa.

Entre as atividades do “Meu Parto” estão a oferta de atendimento psicológico para os dependentes diretos das policiais civis e a realização de oficinas com temas relevantes sobre gestação, como: “Descobrir-se grávida”, “Bem vinda à maternidade”, “Aspectos Nutricionais na gestação”, “Cuidados com a pele e o corpo”, “Consciência Corporal”, “Cuidados com a mamãe e o bebê”,“Amamentação”, “Preparação para o parto”, entre outras.

Mais informações por meio do telefone da DPS: 3137-9022.

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Fernanda Pontes - (27) 98849-2310