Polícia apreende dez pássaros silvestres em São Mateus
Neste fim de semana, uma equipe da Polícia Militar Ambiental (BPMA) em São Mateus apreendeu dez pássaros da fauna silvestre, a maioria da espécie “coleiro”, que estavam sendo mantidos em gaiolas sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). Os responsáveis poderão responder criminalmente.
As aves foram apreendidas em duas residências diferentes. No bairro Liberdade, um agente de saúde mantinha quatro coleiros, um bico-de-lacre e um canário-da-terra em cativeiro. Foram apreendidos ainda um alçapão e um estilingue, artefatos utilizados para a captura e abate de pequenos pássaros. Já no bairro Sernamby, um homem mantinha quatro coleiros em gaiolas e afirmou não possuir a licença que permite a criação dos animais.
O cidadão que deseja criar pássaros da fauna silvestre brasileira deverá se cadastrar junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA) e obter a devida autorização. A exigência deste documento é para evitar a captura destas aves na natureza, permitindo apenas a criação dos animais proveniente de criadouros registrados.
Os infratores foram notificados e deverão comparecer à Justiça, podendo sofrer detenção e multa. Os pássaros foram encaminhados à Floresta Nacional do Rio Preto, em Conceição da Barra, onde serão submetidos a tratamento veterinário e depois serão soltos no seu habitat natural.
Assessoria de Comunicação da POLÍCIA MILITAR
Marina Galvêas
Tels: (27) 3636-1577/ 9 8802-3326
Priscila Barcelos
Tels: (27) 3636-1573/ 9 8802-3244