Polícia ambiental flagra ampliação ilegal de Córrego em Nova Venécia
Na tarde desta segunda-feira (17), uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) flagrou o aprofundamento e ampliação do leito do Córrego Alegre, na zona rural de Nova Venécia. As atividades foram realizadas com uma máquina escavadeira sem licença dos órgãos ambientais.
Em atendimento a denúncia, os policiais constataram a ampliação do leito do Córrego Alegre, a existência de uma barragem, e um poço escavado. A equipe realizou a mensuração do poço escavado degradando uma área de 8.255 m². Na barragem tinha uma bomba d’água utilizada para a irrigação de pés de café em uma área aproximadamente de 50.000m². A bomba hidráulica estava desligada e não foi apresentada a outorga de captação d’água. O dono da propriedade informou não possuir a licença ambiental para a execução dos trabalhos realizados no local. A máquina escavadeira foi apreendida.
Por ser tratar de crime construir e ampliar serviços poluidores sem licença dos órgãos ambientais, o cidadão assinou o Termo Circunstanciado e comparecerá ao Juizado Especial para prestar esclarecimentos. A pena prevista é a detenção de seis meses, além de multa.