Polícia Ambiental fecha dois lava a jatos no Sul do Estado
Policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA) fecharam dois lava a jatos irregulares, nos municípios de Apiacá e Atílio Vivácqua, no Sul do Estado. A ação aconteceu nesta terça (07) e quarta-feira (08).
Na terça-feira, uma equipe do BPMA realizava patrulhamento no centro de Apiacá e fiscalizou um estabelecimento, que possuía uma rampa para limpeza dos automóveis e caixas separadoras de água e óleo, porém o proprietário não apresentou autorização do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA). Por isso, ele deverá comparecer à Justiça para prestar esclarecimentos.
Já nesta quarta-feira, outra equipe flagrou um lava a jato no centro da cidade de Atílio Vivácqua sem o devido licenciamento para o funcionamento. No local foi constatado que o empreendimento utilizava uma rampa para a lavagem dos veículos e todo o resíduo produzido era direcionado para uma caixa de decantação e o escoamento feito diretamente na rede de coleta de água e chuva, fato previsto como crime ambiental. O proprietário foi encaminhado à Delegacia e pode sofrer reclusão de um a cinco anos.
A Polícia Ambiental informa que o funcionamento de estabelecimentos de lavagem de veículos depende de licenciamento ambiental devido ao seu potencial poluidor que pode vir a trazer danos ao meio ambiente e à saúde humana.
Assessoria de Comunicação da POLÍCIA MILITAR
Marina Galvêas
Tels: (27) 3636-1577/ 9 8802-3326
Priscila Barcelos
Tels: (27) 3636-1573/ 9 8802-3244