Polícia Ambiental detém homem com armas de fogo e animal silvestre em São Mateus
Um homem de 56 anos foi detido pela Polícia Militar Ambiental (BPMA) em São Mateus, na tarde desta terça-feira (17), por posse irregular de arma de fogo e manutenção de pássaro silvestre em cativeiro. Em sua residência foram encontrados um revolver Taurus calibre 38, com cinco munições, uma espingarda CBC calibre 20, um papagaio e aproximadamente 5 kg carne de caça.
Após denúncias, os policiais estiveram na residência do suspeito e flagraram o papagaio em um poleiro próprio para este tipo de ave. O animal, adulto e domesticado, apresentava as asas cortadas para evitar a fuga. Ainda durante a fiscalização, os militares localizaram em um freezer carne de animais silvestres abatidos, sendo 3,3 kg de paca e um lagarto pesando 1,5 kg.
O suspeito não possuía o registro das armas, nem autorização do Ibama para manter a ave em cativeiro. A carne de caça também não tinha nota fiscal informando sua origem. O homem foi conduzido a 18ª Delegacia Regional de Policia Judiciária de São Mateus, juntamente com o material apreendido, e responderá por posse ilegal de arma de fogo e crimes contra o meio ambiente.
O papagaio foi encaminhado à Floresta Nacional do Rio Preto para tratamento veterinário e reabilitação para posteriormente ser solto em seu habitat natural.
Assessoria de Comunicação da POLÍCIA MILITAR
Marina Galvêas
Tels: (27) 3636-1577/ 9 8802-3326
Priscila Barcelos
Tels: (27) 3636-1573/ 9 8802-3244