22/02/2016 07h41 - Atualizado em 09/11/2016 12h09

Polícia Ambiental apreende armas e redes no Norte do estado

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) realizou operações, neste sábado (20) e domingo (21), em lagoas e reservas ambientais localizadas no Norte do Estado, além de verificar algumas denúncias. Foram apreendidas duas armas de fogo, munições, redes e peixes. Cinco pessoas foram conduzidas à Delegacia pelos crimes de posse de arma de fogo e pesca irregular.

A primeira apreensão aconteceu em Linhares. Durante a verificação de uma denúncia anônima no bairro Vila Izabel, um homem de 39 anos foi apontado como suspeito de caçar de animais na região. Em sua residência foram encontradas uma garrucha calibre .40 e outra calibre .22; munições, frascos de pólvora e vários pios para atrair animais. O suspeito foi conduzido à Delegacia de Linhares por posse de arma de fogo.

Ainda em Linhares, durante uma fiscalização, feita de barco, na Lagoa do Meio, foram encontradas três redes de espera instaladas no local. Não foi possível identificar quem colocou o material, que foi apreendido e encaminhado para a Delegacia, na lagoa.

Em São Mateus, na Lagoa do Tesch, quatro pescadores foram flagrados armando redes no local, o que é proibido em razão da piracema (período em que os peixes se reproduzem). Cerca de 1.100 metros de rede foram apreendidos, além de 20 quilos de pescado. Os acusados e os equipamentos de pesca foram entregues na Delegacia de São Mateus. Os peixes foram doados para entidades filantrópicas do município.

O BPMA alerta para a importância de se respeitar a piracema nos rios e lagoas do Estado. Tal ação visa garantir a reprodução das espécies e a sustentabilidade da atividade pesqueira. Durante esse período é proibida a pesca de espécies nativas, bem como a utilização de qualquer tipo de rede em lagoas e rios. A piracema no Espírito Santo vai até o dia 28 de fevereiro.

Quem for flagrado pescando será conduzido em flagrante para a Delegacia mais próxima e somente poderá ser liberado após o pagamento de fiança. O crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais, prevê pena de 01 a 03 anos além de multa.

Assessoria de Comunicação da POLÍCIA MILITAR

Marina Galvêas