31/10/2016 10h14 - Atualizado em 09/11/2016 10h14

PMES está na reta final do planejamento do policiamento para o ENEM 2016

O Planejamento do emprego do policiamento ostensivo da Polícia Militar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2016 vai contar com aproximadamente 1.300 policiais militares e 300 viaturas, que vão atuar na escolta dos materiais de prova tanto na distribuição quanto no recolhimento, bem como no policiamento ostensivo dos 296 locais de prova, espalhados pelas 38 cidades do Estado onde o ENEM será realizado.

As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro, mas a Operação ENEM/2016 da Polícia Militar inicia no dia 4 (sexta-feira), com as escoltas dos materiais de prova para 05 unidades de distribuição situadas no interior do Estado (Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Barra de São Francisco, Linhares e São Mateus), e retorno do material produzido para a Região Metropolitana da Grande Vitória, no dia 07 (segunda-feira).

A semana de 17 a 21/10 foi de alinhamento de procedimentos entre o Estado-Maior Geral (EMG), Comandos de Polícia Ostensiva (CPO) regionais e suas respectivas Unidades, juntamente com a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), para conclusão dos respectivos planos de operação e ordens de serviço.

O Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Jailson MIRANDA, disse que os Comandos Regionais realizarão reuniões de alinhamento interno para fechamento total do planejamento.  “Estaremos mais uma vez prontos para garantir o sigilo e a segurança na aplicação das provas do ENEM/2016 aqui no Espírito Santo, no que compete à Polícia Militar, através da escolta das provas e do policiamento nos locais do exame”, disse.

No último dia 25/10, ocorreu, em Brasília, a última reunião nacional de trabalho, onde foram realizados os últimos ajustes para implementação da operação. Nessa oportunidade, o Ministro de Educação e Cultura destacou que, nas escolas ocupadas por movimentos estudantis, não haverá aplicação do ENEM com vistas a segurança do certame.

Foi realizada ainda, no dia 27/10, reunião para constituição do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que funcionará na sede da SESP/ES, em Vitória, e contará com a participação de diversos órgãos e entidades envolvidas de alguma forma na realização do evento.

O Major Carlos José Fernandes, do EMG, disse que essas reuniões são fundamentais para padronização dos procedimentos, e decisivas para o comprometimento de todos ao bom andamento da operação.

A PMES acompanhará toda a operação no Estado, através do CICCR, dando soluções rápidas a eventuais problemas e ocorrências que possam surgir no decorrer da operação, como também manterá interface com o Centro Integrado Nacional que funcionará em Brasília, por intermédio de um sistema de gestão de riscos interligado a todas as Unidades da Federação e o Distrito Federal.

ENEM 2016

O ENEM é um importante instrumento de avaliação dos conhecimentos acadêmicos dos alunos concludentes ou não do ensino médio. Tornou-se, nos últimos anos, a principal porta de acesso ao ensino superior, sendo utilizado por 115 (cento e quinze) instituições públicas de ensino superior, e mais de mil instituições congêneres, se considerados todos os programas de incentivo à graduação superior.

Em decorrência disso, o interesse em seu conteúdo tem sido ampliado a cada ano, ensejando um desafio cada vez maior em garantir o seu sigilo e segurança do certame, desde a saída da gráfica até os locais de aplicação do exame, bem como o retorno dos gabaritos ao ponto de origem (operação reversa).

São mais de 8,6 milhões de inscritos e 17 mil locais de aplicação do exame, em todo território nacional, em 2016. No Espírito Santo, são 172.635 inscritos; 296 locais de prova, distribuídos em 38 municípios; e, aproximadamente, 250 rotas de distribuição e recolhimento de material utilizado no certame.