24/09/2015 12h46 - Atualizado em 09/11/2016 12h19

PC comemora mais um ano de parceria com o Banco de Olhos do Espírito Santo

Mais um ano da parceria entre a Polícia Civil, por meio do Departamento Médico Legal (DML), e o Banco de Olhos do Espírito Santo foi comemorado na manhã desta quinta-feira (24). O tradicional café da manhã celebrou os 17 anos de trabalhos conjuntos realizados na captação de córneas para transplante e, também, o Dia Internacional de Doadores de Órgãos, celebrado no dia 27 de setembro. O evento foi realizado no DML, em Vitória.

Participaram a chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, o diretor médico do Banco de Olhos do Espírito Santo, Abraão Garcia Mendes, o responsável pela Assessoria de Informações da Polícia Civil, delegado Jeremias dos Santos, o chefe do DML, o médico legista Gervásio Scabelo, além do chefe da Seção de Necropsia do DML, Romildo Rabbi, representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e funcionários do Departamento.

A chefe de Polícia agradeceu a todos os servidores pelo apoio na realização do projeto. “É uma satisfação poder estar aqui. Estamos muito felizes por saber que essa parceria tem dado certo e proporcionando bons resultados. Muitas pessoas acham que o DML é um lugar de tristeza e nós vemos que não é bem assim, pois aqui é um lugar de muito trabalho e esse projeto é um deles, que traz muita esperança para algumas famílias”, declarou.

É no DML que acontece a conscientização das famílias dos possíveis doadores sobre a importância da doação dos órgãos. Esse trabalho é feito por meio das abordagens realizadas por representantes da Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos, aos familiares das vítimas. A conscientização também se estende aos médicos legistas, auxiliares de perícia, peritos papiloscopistas, motoristas e recepcionistas, tendo em vista que esses profissionais são os primeiros a terem contato com os familiares dos possíveis doadores.

O diretor médico do Banco de Olhos do Espírito Santo parabenizou os envolvidos no projeto. “Graças a essa parceria é que nós estamos conseguindo resolver o problema da cegueira, pois só com o transplante de córnea é possível permitir que deficientes visuais voltem a enxergar”, ressaltou.

Durante o café da manhã, o chefe da Seção de Necropsia do DML também falou sobre a importância desse projeto. “É um trabalho que todos nós do Departamento abraçamos e vestimos a camisa. Queremos agradecer a todos que colaboram e juntos caminhamos nessa direção de ajudar a quem precisa”, concluiu Romildo  Rabbi.

Banco de Olhos

O Banco de Olhos foi criado a partir de um convênio entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e o Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam) – Ufes. Ele funciona 24h/dia no próprio Hucam, na Avenida Marechal Campos, 1355, no bairro Maruípe, em Vitória.

O Banco recebe doações, prepara e distribui córneas para transplante. A pessoa que receberá o tecido, entretanto, é listada no Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e aguarda a marcação da cirurgia pelo médico.

Telefones:

Banco de Olhos: (27) 3335-7106/ 9995-2590