Nuroc e Exército realizam operação para apreender explosivos
O Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc), em ação conjunta com o 38º Batalhão de Infantaria, realizou, durante a última semana, a Operação Rastilho II, com o objetivo de fiscalizar e controlar a produção, armazenamento, comercialização, transporte e utilização de produtos controlados pelo Exército Brasileiro. O trabalho das duas agências de segurança faz parte dos preparativos para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.
A atividade é coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) do Exército Brasileiro, com a finalidade de intensificar as medidas de fiscalização de explosivos e produtos correlatos, de forma simultânea e integrada, nos Estados do Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal.
A ação contribuirá para dissuadir a utilização de explosivos por criminosos, impactando diretamente na redução de ilícitos. Duas bases de operação foram instaladas no Estado, uma na cidade de Cachoeiro de Itapemirim e outra no Município de Barra de São Francisco.
Desde o início da operação foram apreendidos 173 metros de cordel detonante, 71 kg de ANFO (explosivo granulado), seis kg de pólvora negra, 181 espoletas e 165 metros de estopim. As empresas que apresentaram irregularidades foram autuadas com medidas administrativas e duas prisões foram efetuadas nas cidades de Vila Pavão e Alegre. Ao todo, 20 empresas foram vistoriadas durante a operação.
Assessoria de Comunicação Sesp
Assessoria de Comunicação Corpo de Bombeiros
Contato: 3636 9937- 999862 4006
Texto: Leidy Mendonça
--
Gustavo Tenório
Coordenador de Comunicação da Secretaria de Estado de Segurança Pública
Tels: 3636-1572 / 9961-0214
www.sesp.es.gov.br