19/11/2015 11h59 - Atualizado em 09/11/2016 12h17

Novembro Azul: PC realiza ação sobre prevenção ao câncer de próstata

O auditório Eduardo Ponzo Peres, na Chefatura da Polícia Civil, ficou lotado na tarde dessa terça-feira (17), durante a ação de prevenção ao câncer de próstata promovida pela Polícia Civil, por meio da Divisão de Promoção Social (DPS).  As atividades fazem parte da campanha “Novembro Azul” e foram realizadas visando o benefício à saúde e bem estar dos participantes.

Foram oferecidos diversos serviços como barbearia, aferição de pressão arterial e de taxa de glicose, massoterapia laboral, limpeza de pele, avaliação nutricional, orientações sobre prevenção a doenças e ao tabagismo.

Entre os serviços mais procurados estavam o de barbeiro, executado por 12 estudantes do curso profissionalizante Barbeiro Academy Hair, oferecido pelo Instituto Embelleze, que ficaram à disposição para cortar o cabelo e barba dos participantes do evento, sob a orientação do coordenador pedagógico, Liniquier Sabino.

A ação contou com vários parceiros, entre eles três alunos do curso técnico em enfermagem do Senac, que coordenados pela  enfermeira, Geovana Saraiva Pereira, aferiram a pressão arterial e a taxa de glicose dos mais de 100 servidores que compareceram ao evento.

Para orientá-los sobre o tabagismo, a assistente social da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), Patrícia Tessari, ofereceu aos fumantes e não fumantes uma avaliação individual da concentração de monóxido de carbono no organismo. “Esse teste consegue avaliar o grau de perda de oxigênio mesmo daquela pessoa que não fuma, mas é um fumante passivo, pois convive próximo de algum fumante”, explicou.

Quem decidiu fazer o teste foi o perito papiloscópico, Bruno Queiroz Righetti, que começou fumar aos 22 anos e há dois anos, abandonou o cigarro.  “No início eu tinha o controle, mas depois já não me satisfazia como antes, então, eu passei a aumentar a quantidade ao ponto de consumir quatro maços de cigarros por dia. Fico aliviado em saber que depois de dois anos sem fumar, o resultado do meu teste foi zero”, contou aliviado.

Um dos participantes que buscou ajuda para parar de fumar foi o investigador de Polícia, Carlos Eduardo Gonçalves Suzano, localizado na Delegacia de Crimes Fazendários (DCF). Ele fez o teste para medir a concentração de monóxido de carbono no organismo e resultado foi valor de 0,96 (ml/m³). “Normalmente, eu costumo fumar de 10 a 15 cigarros por dia. Já cheguei a ficar 10 anos sem fumar, mas com esse resultado, vou me dedicar a tentar parar novamente e, dessa vez, definitivamente”, revelou.

Ainda durante o evento, três alunas do 8º período do curso de nutrição da Universidade Vila Velha (UVV) ficaram responsáveis por medir o índice de massa corporal das pessoas e passar as orientações nutricionais para uma alimentação saudável. Os participantes também puderam receber massagem e hidratação facial elaboradas por quatro alunas do 6º período do curso de Estética e Cosmética da UVV e, ainda, foram  prestigiados com uma massagem relaxante feita por um integrante da União dos Cegos D. Pedro II (UNICEP), Robson Jesus Patrício.

Outras ações

Na manhã da última sexta-feira (13), a ação do Novembro Azul foi realizada na 7ª Delegacia Regional em Cachoeiro de Itapemirim.  Cerca de 50 pessoas, incluindo os policiais civis da Superintendência Regional Sul participaram da ação.

Serviços como aferição de pressão arterial e medição de glicose, avaliação nutricional e orientações sobre os cuidados com a saúde do homem foram oferecidos aos presentes. Também foram distribuídos vales para serviços de corte masculino de cabelo e um sorteio de brindes fornecidos pela parceria com o Instituto Embelleze de Cachoeiro de Itapemirim.

A ação foi acompanhada pela enfermeira Mirieli Fontan, pela auxiliar de enfermagem da Unidade Básica de Saúde (UBS) do BNH de Cima, pela professora do curso de Nutrição da Faculdade São Camilo, Vânia Machado e pelas acadêmicas.

A última ação da programação “ Novembro Azul”  acontecerá na próxima terça-feira (24), de 10h às 12 horas,  na 15ª Delegacia Regional em Colatina.

Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é o mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele.

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Fernanda Pontes - (27) 98849-2310