12/06/2015 14h09 - Atualizado em 09/11/2016 14h04

Música, arte e poesia marcaram as comemorações do Dia do Policial Civil


As comemorações do Dia do Policial Civil movimentaram o pátio da chefatura de Polícia nesta sexta-feira (12). Muitos policiais participaram da programação que foi organizada pela Polícia Civil, por meio da Divisão de Promoção Social (DPS).



Entre as atrações havia exposição de pinturas em tela, recitação de poesia, apresentação de banda tudo produzido pelos policiai civis.



A chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, esteve presente na comemoração. Ela parabenizou todos os policiais civis pela data e elogiou os trabalhos apresentados pelos policiais que apresentaram durante o evento.

 

Durante a Mostra de Arte, a artista plástica e investigadora de polícia, Jaciara Gonçalves, que atua no Plantão Especializado da Mulher (PEM), expôs alguns quadros de sua autoria e alguns bordados que ela também produz. Já a escrivã de polícia aposentada, Beatriz Ziviani, trouxe para a programação seu trabalho manual de bordados aplicados em guarda-chuva.



A programação ainda contou com a exposição do livro de poesias escritas pela investigadora Rosali Rosindo de Oliveira. Durante o intervalo do almoço, a investigadora também fez uma apresentação de violão com Música Popular Brasileira (MPB) na cantina. Para abrilhantar o evento, a escrivã de polícia que atua na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Carolina Sardinha, atual campeã brasileira de Triatlhon e de Duatlhon, também expôs todas as suas medalhas e troféus. 



As comemorações foram embaladas por uma apresentação do Grupo PC&Tons formado por policiais civis membros do Coral Domingos Martins. Na ocasião, a psicóloga da Polícia Civil Maria Teresa Borges cantará uma seleção de Música Popular Brasileira (MPB) acompanhada pelos investigadores de polícia Anderson Gonçalves tocando saxofone e Hélio Oliveira no violão.

 

Ao longo do evento, médicos que atuam na equipe DPS fizeram a aferição da pressão arterial dos participantes do evento enquanto a Gerente de Benefícios do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM), Liane Mara Santana da Silva, tirava dúvidas a respeito da legislação previdenciária. O encerramento ficou por conta de uma apresentação dos policias civis que atuam no Papo de Responsa. Eles apresentaram o trabalho desenvolvido por eles junto a crianças e adolescentes com o objetivo de combater a violência usando atividades lúdicas e desenvolvidas em escolas.

 

Dia do Policial Civil

 

No Espírito Santo, o Dia do Policial Civil é comemorado em 12 de junho, conforme previsto no artigo 253 da Lei estadual 3.400 de 17 de janeiro de 1981.Em outros Estados, a data é comemorada em datas distintas.



A data é uma referência à morte do capixaba Domingos José Martins, herói capixaba que participou como líder da Revolução Pernambucana que foi fuzilado no dia 12 de Junho de 1817, no Estado da Bahia. Domingos Martins é o patrono da Polícia Civil do Espírito Santo.



O decreto que regulamenta a concessão das medalhas do Mérito Policial e do Serviço Policial é o Decreto 3.031-N, de 07.08.1990.

 

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Fernanda Pontes - (27) 98849-2310

imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

Atendimento à Imprensa - (27) 3636-1536

Marcela Lucci (27) 99846-1111

Edimara Garbelotto (27) 99607-2978

 

comunicapces@gmail.com



 



 


2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI