12/08/2015 14h11 - Atualizado em 09/11/2016 13h56

Mais policiais civis são capacitados para usar arma não letal

Mais 17 policiais civis que atuam nos Distritos Policiais de Atendimento à Mulher  (DPAM) da Grande Vitória estão aptos a utilizar a pistola elétrica em suas unidades policiais. A capacitação para uso do dispositivo elétrico incapacitante Spark DSK 700 foi oferecida pela Academia de Polícia (Acadepol), por meio do Núcleo de Armamento e Tiro e Técnicas Operacionais (Natto).

O curso foi realizado na Acadepol e concluído no último dia 04. Segundo o coordenador do núcleo e instrutor do curso, investigador Dilson Vicente Nunes, a capacitação teve como objetivo preparar o policial para o correto manuseio e emprego do dispositivo elétrico.  “Tendo como alicerce a necessidade de preservação da vida no uso de todo e qualquer armamento, é de fundamental importância o emprego de equipamentos não letais como o dispositivo incapacitante utilizado no curso. O treinamento possibilita aos policiais uma opção diferenciada para resguardar sua vida e a de terceiros”, afirmou.

Além disso, ele destaca a necessidade do constante aperfeiçoamento dos policiais e, no caso daqueles que atuam nos DPAMs, ele afirma que é essencial o conhecimento do correto emprego do armamento, tendo em vista a grande complexidade no atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade e salvaguardando a sua vida e a de terceiros.

Durante o curso, os policiais foram instruídos quanto aos princípios de condutividade elétrica, de utilização teórica e prática do equipamento e seus acessórios, além de informações sobre legislação, normas e procedimentos sobre uso da pistola elétrica incapacitante.

Ao final do curso os alunos receberam um certificado que os autoriza a requisitar o equipamento junto à Delegacia de Armas, Munições e Explosivos (Dame), após ciência de seu superior imediato conforme orientou o instrutor do curso.

Natto

O Núcleo de Armamento e Tiro e Técnicas Operacionais (Natto) faz parte da estrutura organizacional da Acadepol, foi criado em maio de 2014 e regulamentado em abril deste ano.

Tem como atribuições planejar e coordenar as disciplinas de armamento e tiro, técnicas operacionais com emprego de armas de fogo, uso diferenciado da força e defesa pessoal, oferecidas pela Acadepol.   De acordo com o coordenador do Natto, atualmente estão sendo elaborados projetos para a realização do curso de capacitação em armas curtas e longas para os policiais das Superintendências de Polícia Regional Sul (SPRS) e Regional Norte (SPRN).

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

Fernanda Pontes - (27) 98849-2310