02/10/2015 12h04 - Atualizado em 09/11/2016 12h19

Homem é detido por diversos crimes ambientais em Vitória

Um homem de 57 anos foi detido pela Polícia Militar Ambiental (BPMA) nesta quinta-feira (1º) após os policiais constatarem crimes ambientais na propriedade do indivíduo, que fica no entorno do Parque Municipal Vale do Mulembá, em Vitória. No local foram apreendidas duas armas de fogo, munições de diversos calibres, um pássaro silvestre e suínos criados de forma ilegal.

Durante a fiscalização conjunta da Polícia Militar Ambiental com a Polícia Civil e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a equipe verificou a existência de gado bovino entrando na área do Parque. O responsável pelos animais já havia sido notificado e estaria descumprindo determinações e embargos emitidos pelo órgão ambiental municipal.

A equipe se deslocou até a propriedade do acusado, que tentou fugir com a chegada da polícia, dispensando uma bolsa na vegetação. O suspeito foi contido e, após buscas, a guarnição encontrou um revólver calibre 38 e um coldre. No paiol foi localizada uma espingarda artesanal, um jet loader, frascos de pólvora, espoletas e chumbo.

No quintal havia um local com várias baias, onde foi descoberta a existência de um suíno conhecido popularmente por “javaporco”, com cerca de 80 kg. O “jacaporco” é um animal híbrido do cruzamento entre javali e porco, cuja criação é proibida no Brasil. Havia ainda mais quatro porcos domésticos adultos e 21 filhotes do híbrido. Um pássaro silvestre da espécie “coleiro”, mantido em gaiola de forma ilegal, também foi apreendido.

O indivíduo foi detido e conduzido à Delegacia Regional de Vitória por posse irregular de arma de fogo e munições e também pelos crimes ambientais de manutenção de pássaro silvestre em cativeiro, dano direto a Unidade de Conservação e pela introdução de espécime no país, todos sem autorização do órgão ambiental. Os suínos ficarão apreendidos no local, à disposição da Justiça, até o fim do processo.

Assessoria de Comunicação da POLÍCIA MILITAR

Marina Galvêas