29/07/2015 12h16 - Atualizado em 09/11/2016 13h57

Governador prestigia inauguração de Escola Móvel em Santa Maria de Jetibá

Os moradores de Santa Maria de Jetibá já contam com mais uma opção de formação e qualificação profissional. Foi inaugurado, na manhã desta quarta-feira (29), a Escola Móvel Sesi/Senai/IEL. O evento contou com a presença do governador do Estado, Paulo Hartung, empresários e autoridades locais. A nova unidade é fruto de uma parcerIa entre a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado.

A Escola Móvel chega ao Santa Maria Jetibá tem  o objetivo de formar mão de obra nas áreas Automotiva, Construção Civil, Construção Pesada, Têxtil e Vestuário, e Tecnologia da Informação. Localizada na Rodovia Afonso Venturini, no bairro São Luiz, a unidade foi construída em uma área de 504 m² e pretende atender mais de 1.500 pessoas em um ano.

As aulas serão ministradas nos turnos vespertino e noturno, com capacidade de no máximo 18 alunos, de acordo com o curso. As matrículas poderão ser realizadas na Secretaria de Ação Social - Rua dos Evangélicos, nº 10, Centro. O município também recebe duas unidades móveis para apoio operacional nas áreas de Alimentos e Costura/Vestuário. As unidades de Panificação e Confecção vão oferecer cerca de 40 vagas cada, com cursos de padeiro, salgadeiro e costureiro industrial.

"Essa unidade de ensino é um importante e belíssimo gol de placa. Na área da educação e qualificação profissional é o verdadeiro 7 a 1 dos capixabas e descendentes alemães que aqui residem, pois Santa Maria é um motor no desenvolvimento dos municípios do interior do Estado do Espírito Santo. Precisamos enfrentar nossos problemas e avançar na qualidade educacional do país e do Estado e, para isso, é necessário desenvolver soluções inovadoras como essa para sermos atrativos e eficientes no enfrentamento deste desafio", salientou o governador Paulo Hartung.

No dia em que a indústria capixaba completa 57 anos, o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, destacou a importância da presença institucional na região. "Uma das principais metas da nossa gestão é a interiorização. Estamos não apenas intensificando os investimentos em educação do Sistema Findes, mas também ampliando nossa presença institucional. Com a instalação da Escola Móvel e da Diretoria da Findes na região, trabalhamos para atender às demandas do setor produtivo local com qualificação profissional e abrimos espaço para diálogo entre os industriais", enfatizou, durante o discurso.

"Nosso querido município está no caminho do desenvolvimento e ficamos muito gratos pelos bons investimentos que estamos recebendo. Com as obras do Governo do Estado que estão em andamento e esta nova unidade de treinamento,  tenho certeza que estamos dando passos importantes para crescer e desenvolver nossa cidade", disse o prefeito Eduardo Stuhr.

Caminhão de bombeiros e barco de alumínio

Além da Escola Móvel Sesi/Senai/IEL, durante a solenidade foi realizada a doação de um barco de alumínio e um caminhão ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Santa Maria de Jetibá e região. O barco é fruto de emenda parlamentar  do então deputado Estadual Athaíde  Armani. Já o veículo, com um reservatório de 800 litros d"água,  é uma doação dos bombeiros da cidade de Potsdam, na Alemanha.

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado

Leonardo Nunes