06/05/2015 12h09 - Atualizado em 09/11/2016 14h06

Governador parabeniza profissionais que atuaram no incêndio em turfas

Reconhecer o trabalho realizado pelos profissionais do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Cesan, Polícia Militar (PM), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA) e da Defesa Civil Municipal que atuaram no combate ao incêndio na área de turfa no município da Serra nos últimos meses. Foi com esse objetivo que o governador Paulo Hartung participou nesta quarta-feira (06) de um encontro na sede do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, na Enseada do Suá, em Vitória.

“Estamos vivendo fenômenos naturais extremos. É um momento difícil e delicado, mas neste enfrentamento aos incêndios nas turfas atuamos de forma integrada em diversas áreas. A forma séria, planejada e bem articulada gerou um case de sucesso que será útil e servirá como exemplo para o restante do país. Estou orgulhoso como capixaba e mais orgulhoso ainda como governador por fazer parte da mesma equipe de Governo que vocês e, por isso, vim aqui bater palmas para todos”, enfatizou o governador.

Na oportunidade, o comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Carlos Marcelo Disep Costa, realizou uma apresentação onde detalhou que para combater os diversos focos de incêndio foram empregados aproximadamente 110 profissionais, sendo divididos entre   bombeiros militares, civis contratados e  servidores públicos. Ao todo foram utilizados 80 milhões de litros de água – de reuso e bruta - para encharcar uma região de 1,5 milhão de metro quadrado. A operação contou ainda com a utilização de 36 veículos, entre retroescavadeira, caminhões-pipa, viaturas de combate, caminhão muck, quadriciclo, escavadeira hidráulica e caminhão carroceria com gerador.

Entre os profissionais que atuaram no combate ao incêndio está o técnico da Cesan, Davi Coelho, que durante o encontro fez um depoimento sobre a experiência e revelou que teve dias que dormiu no local com uma jornada de trabalho diferenciada. “Fiz tudo com  enorme alegria e empenho, pois somos agentes do Governo e temos uma população para cuidar. Com responsabilidade realizamos uma ação integrada com as atividades necessárias e felizmente controlamos a situação”, comentou o empenhado servidor.

Também participaram do encontro os secretários de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia; Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Júdice; chefia de Gabinete do Governador, Neivaldo Bragato, além da diretora presidente da Cesan, Denise Cadete, do subsecretário de Gestão do Gabinete do Governador, Robson Leite; e o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Marcos Antônio Souza do Nascimento.

Situação atual

Vale lembrar que de acordo com o 15º Boletim divulgado, nesta terça-feira (05), pelos Bombeiros, as atividades de monitoramento na área de turfa continuam com avanço gradual e progressivo nas ações de alagamento. Não foram identificados pontos quentes nem fumaça e a adutora da Cesan permanece operando com bons resultados. O Posto de Comando permanece instalado na região para dar apoio à coordenação da atividade.

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado

Leonardo Nunes