21/10/2016 08h19 - Atualizado em 09/11/2016 10h15

Extração ilegal de areia é flagrada em Vila Velha

Um indivíduo foi flagrado extraindo areia de forma ilegal na manhã desta quarta-feira (19) no bairro Araçás em Vila Velha. Em atendimento a denúncia sobre extração irregular de recurso mineral, uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) foi até o local verificar os fatos.

Os policiais flagraram um indivíduo não identificado realizando a extração ilegal de areia. Quando avistou a equipe, ele fugiu pelo areal. Na fuga, o cidadão abandonou acessórios para equipar cavalos, como três selotes, quatro arreios e seis pás. Esses equipamentos são usados nas carroças para a retirada e no transporte do mineral roubado do local.

Durante a busca pelo infrator, a equipe encontrou um lugar próximo, em que os infratores depositavam clandestinamente os montes de areia. Em tese, quando possuir uma quantidade expressiva, a areia será recolhida com o uso de retroescavadeira e transportada por caminhões para a comercialização.

Os equipamentos foram recolhidos e depositados na sede da primeira companhia do Batalhão Militar Ambiental, para providências cabíveis. A pena prevista é a detenção de até seis anos além de multa já que o infrator responderá por extrair recursos minerais sem a licença ambiental e por usurpação do bem público, visto que os minerais são considerados bens da União.