09/03/2015 12h01 - Atualizado em 09/11/2016 14h09

Estado investirá em áreas de maior vulnerabilidade em Linhares

Quatro bairros da cidade de Linhares, assim como outras áreas de municípios da Região Norte,receberão atenção especial do Governo do Espírito Santo e das prefeituras locais em projetos e açõesde prevenção social. O objetivo é alcançar o público jovem, que está fora da escola e que vive emáreas vulneráveis, de alto índice de criminalidade. Hoje, pode-se afirmar que 41% das vítimas dehomicídios são homens, com idade entre 15 e 24 anos, com 70% deles fora da escola.

"Há áreas específicas da Região Norte, mais ainda no município de Linhares, que precisam de maisatenção. O que precisamos fazer é focar nessas áreas vulneráveis, especialmente no público jovem,fora da escola e principal vítima da violência. São eles que precisam de nossa atenção e devem serpriorizados pelo Estado, pela Prefeitura e por todos os atores da sociedade civil que quiseremcontribuir”, salientou o secretário de Estado Extraordinário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli,durante sua apresentação na Reunião de Avaliação de Indicadores em Segurança Pública, realizadana tarde desta terça-feira (03), no município de Linhares.

Durante sua apresentação, o secretário Martinelli destacou a importância de integração dos poderespúblicos com a sociedade civil para atuarem em parceria em áreas que merecem maior atenção.

Ao final do evento, o governador Paulo Hartung destacou que o objetivo principal do encontro foiinteriorizar o debate sobre a segurança pública no Estado. O governador disse que a articulaçãosocial precisa começar no Poder Executivo Estadual para produzir políticas públicas sociais e,consequentemente, atuar em parceria com os demais órgãos públicos de diferentes instâncias.

"A primeira tarefa é articular o Governo de uma forma profissional e transparente. Precisamos dasdemais instituições públicas do nosso Estado. Precisamos mudar leis e regimentos que estãodesatualizados. Não existe no mundo exemplos bem sucedidos na área da segurança pública quenão tenham contado com a presença das prefeituras e sociedade", destacou  Paulo Hartung.

Além do governador Paulo Hartung e de seu vice, César Colnago, nomeado coordenador geral dasáreas sociais do Governo do Estado, estiveram presentes os prefeitos de Linhares, Nozinho Correa; e de São Mateus, Amadeu Boroto; os secretários de Estado de Educação, Haroldo Rocha; de Cultura,João Gualberto; de Comunicação, Andréia Lopes; o comandante da Polícia Militar, coronel MarcoAntônio; a chefe da Polícia Civil, Gracimeri Gaviorno; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar,coronel Marcelo D"Isep; além de delegados de polícia civil e comandantes de companhias ebatalhões da Polícia Militar.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, destacou a importânciada realização da reunião no Norte do Estado. "Debater as ações de segurança pública com osprefeitos municipais e demais interlocutores da área de segurança reforça a integração dos esforçosno trabalho contínuo de redução dos indicadores. O Governo do Estado está comprometido embaixar cada vez mais os registros de homicídios e crimes contra a pessoa e patrimônio e é importanteencontrar soluções conjuntas para atingirmos nosso objetivo".

A Reunião de Avaliação de Indicadores em Segurança Pública aconteceu no Hotel Days Inn Linhares, no Centro da Cidade, entre 14 e 18 horas. Aproximadamente 100 pessoas participaram da atividade, incluindo lideranças da sociedade civil local. Antes de encerrar a reunião, o governador ouviu a todos os comandantes e delegados dos municípios da Região Norte.