Espírito Santo lança projeto inédito para integrar saúde e defesa civil nos municípios
Com o objetivo de fortalecer a atuação integrada entre Saúde
e Defesa Civil, multiplicar conhecimentos e aumentar a resiliência de
comunidades frente a desastres, o Espírito Santo lançou, nesta terça-feira
(23), o projeto Agentes da Proteção, uma iniciativa inédita que integra a
Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec/ES), a Secretaria da
Saúde (Sesa) e prefeituras municipais.
O projeto visa capacitar os Agentes Comunitários de Saúde
(ACS) e Agentes de Controle de Endemia (ACE) para atuarem como Agentes de
Proteção e Defesa Civil. Em todo o Estado, são mais de 6.000 pessoas dentre
ACSs e ACEs que potencialmente podem atuar como Agentes da Proteção.
O lançamento ocorreu em Cachoeiro de Itapemirim. Nesta
primeira etapa, o projeto será implementado na Região de Saúde Sul do Estado,
alcançando os 26 municípios. Os primeiros serão Cachoeiro de Itapemirim, Muqui,
Mimoso do Sul, Atílio Vivácqua, Castelo e Rio Novo do Sul.
A proposta adota o modelo de multiplicação do conhecimento,
formando, primeiramente, os multiplicadores que, posteriormente, conduzirão
ações de capacitação junto aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de
Combate às Endemias (ACE) de seus municípios.
A formação dos multiplicadores compreende dois dias de
atividades. No primeiro dia, são instruídos sobre gestão de riscos e desastres
e, no segundo dia, são capacitados a atuarem como docentes do tema. A
capacitação posterior dos agentes ocorrerá em treinamento de um dia nos
municípios de forma descentralizada, contando com apoio da SESA, por meio do
Vigidesatres, e da Defesa Civil Estadual.
A capacitação envolve percepção de riscos geológicos, como
desmoronamentos, e hidrológico, como enchentes e inundações. Também permitirá
que os agentes ensinem à população visitada onde se informar sobre as
previsões, como se cadastrar para receber alertas e os procedimentos a serem
adotados diante de avisos, alertas e diante da constatação de riscos nas
proximidades.
A iniciativa trará aos municípios maior capacidade de
articulação e mobilização e, por meio do conhecimento e informação entregues à
população, o aumento da resiliência e redução de óbitos evitáveis em desastres.
“Conhecimento salva e, com o Projeto Agentes de Proteção,
estamos capilarizando nossa capacidade de instruir a população. Os Agentes de
Proteção serão pessoas já conhecidas pela comunidade local, que têm acesso às famílias e
poderão ampliar o alcance do conhecimento e fortalecer a cultura de prevenção
em todo o território capixaba”, afirmou o coordenador Estadual de Proteção e
Defesa Civil, coronel Benício Ferrari Júnior.
O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei
Cardoso, destacou a importância da integração: "Investir na formação de
multiplicadores é investir na prevenção e na proteção da população. Estamos
fortalecendo uma rede de profissionais capacitados para atuar antes, durante e
após situações de emergência, promovendo uma atuação integrada entre saúde e
Defesa Civil e ampliando a capacidade dos municípios de responder aos desastres
de forma mais rápida e eficiente".
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa do CBMES
Camila Ferreira
comunicacbmes@gmail.com
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Clarissa Figueiredo / Danielly Campos / Thaísa
Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
imprensa@saude.es.gov.br