Escolinha Futebol da PM celebra Dia das Crianças em Serra
Nessa quarta feira (12), o dia das crianças foi especial para os alunos da escolinha de futebol do 6º Batalhão, que tiveram uma programação especial para celebrar a data. Os policiais prepararam brincadeiras, mesa de lanches, esporte e muita diversão, para comemorar o dia dos pequenos, que possuem em média, 10 anos e fazem parte do projeto Escolinha Militar de Futebol do 6º BPM, que desde o inicio do ano vem realizando um trabalho preventivo e essencial para a formação de cidadãos.
Atualmente, cerca de 40 alunos frequentam as atividades da Escolinha de Futebol do 6º BPM, com dois encontros semanais. Além do futebol, as crianças, que são moradores de Jardim Carapina e Central Carapina ainda podem contar com a assistência de profissionais militares com formação em Educação Física e Psicologia.
A senhora Rosielene Marques, mãe de um dos alunos relatou a importância do projeto desenvolvido pela PM: “o projeto tem sido decisivo na melhora de comportamento do filho que era muito agressivo, principalmente no relacionamento com os irmãos e hoje além de se dedicar a prática esportiva, alimenta mais de perto o sonho da carreira militar”. Para Renato Borges, padrasto de outro aluno, a melhora foi completa e perceptiva, pois não foi apenas em casa que o enteado melhorou, mas também na escola, onde era disperso e pouco participativo. Para ele, a melhora se deu graças ao trabalho desenvolvido pelo projeto do 6º BPM.
Para o Coordenador da Escolinha, o 1º Ten Portilho, o projeto revela novas oportunidades e caminhos para a garotada, além de renovar conceitos como o de trabalho em equipe, companheirismo, disciplina e organização, dando uma visão diferente da realidade conhecida por muitos deles nas regiões em que vivem, onde o nível de periculosidade causada pela violência e o tráfico de drogas, já recrutaram várias outras crianças com histórias parecidas com as de muitas desses alunos, por isso a importância da manutenção desse trabalho preventivo, que direciona desde os primeiros contatos esportivos, até a formação do individuo na preparação para a vida, apresentando novas possibilidades de escolhas e oportunidade de crescimento em diversas áreas do seio familiar e social. Segundo o Sgt Alexandre, um dos treinadores dos alunos, “o mais importante não é se tornar ou não um jogador de futebol, mas sim, um grande homem para a vida”.