02/10/2015 14h03 - Atualizado em 09/11/2016 12h19

Diretor da Força Nacional participa do 4º Ciclo de Cursos do Programa ?Crack é Possível Vencer?

Na próxima segunda-feira (05), a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) por meio da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC) receberá o ex-comandante geral da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina e atual diretor da Força Nacional de Segurança Pública, coronel Nazareno Marcineiro. Ele será um dos professores do 4º Ciclo de Cursos do Programa “Crack é Possível Vencer”, uma parceria entre o Governo Federal, Estadual e os municípios da Grande Vitória. O evento iniciará às 13h30 e será realizado no auditório da Associação dos Oficiais Militares do Espírito Santo (Assomes), em Vitória.

Durante o encontro, o coronel que também é autor do livro “Polícia Comunitária -Construindo Segurança nas Comunidades” apresentará os projetos inovadores de Segurança Pública aplicados no Estado de Santa Catarina, mostrará o modelo de gestão policial sob a ótica da Policia Comunitária e também falará sobre o desafio de estar na Direção da Força Nacional de Segurança Pública. Pela manhã, o coronel estará no Centro Educacional UP localizado em Itapoã, Vila Velha, com os alunos do Programa “Crack é Possível Vencer”.

Desde o dia 28 de setembro, policiais militares e guardas municipais de Vila Velha estão sendo capacitados para atuarem de forma integrada com os profissionais da Saúde e Assistência Social em um desafio de unir forças contra o crack. Após a capacitação desses profissionais, a expectativa é de criar um comitê integrado para prevenção e combate ao uso de drogas.

Lançado inicialmente no município de Vitória, o Programa “Crack é Possível Vencer" abrange ações conjuntas para o enfrentamento desta e de outras drogas, tendo como objetivo aumentar a oferta do tratamento de saúde e atenção aos usuários, além do combate ao tráfico e às organizações criminosas.

O programa atua em três eixos que são a Prevenção, Cuidado e Autoridade. Na Prevenção, o investimento tem sido em educação, informação e capacitação para lidar com o problema social. No eixo Cuidado, a atenção é voltada para a oferta em tratamentos de saúde. E no eixo Autoridade, cabe à atuação das esferas federal, estadual e municipal no enfrentamento ao tráfico e às organizações criminosas, além da adequação da legislação e, principalmente, a aplicação do policiamento comunitário com o uso de vídeomonitoramento na área de cena de uso.

"Assim como ocorreu com sucesso em Vitória, os profissionais capacitados em Vila Velha potencializarão ações integradas de prevenção dentro da filosofia de policiamento comunitário interativo, permitindo uma melhoria nas relações entre polícia e comunidade, construindo dessa forma melhores condições de vida para a população das regiões alvo do programa Crack é Possível Vencer", disse o diretor adjunto de Direitos Humanos e Polícia Comunitária (DDHPC), tenente coronel Jailson Miranda.

De acordo com a DDHPC, o 4º Ciclo de Cursos faz parte do eixo Prevenção, que inclui as seguintes capacitações:

- Curso Nacional de Multiplicadores de Polícia Comunitária;

- Tópicos Especiais em Polícia e Ações Comunitárias (TEPAC)– Redes de Atenção e Cuidado ao usuário;

- Tópicos Especiais em Polícia e Ações Comunitárias (TEPAC)– Abordagem Policial a Pessoas em Situação de Risco.

Modelo de Gestão Policial sob a ótica da Polícia Comunitária

Palestrante: diretor da Força Nacional de Segurança Pública, coronel Nazareno Marcineiro

Data: 05/10/2015

Horário: 13h30