Crimes ambientais relacionados à água são fiscalizados em São Mateus
Dois poços escavados em propriedades foram fiscalizados na manhã desta quinta-feira (13) no bairro Córrego Grande, em São Mateus. As atividades eram realizadas sem a licença dos órgãos ambientais. Os infratores responderão por crime contra o meio ambiente.
Em atendimento a denúncia anônima sobre escavação de poços escavados, uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) foi até os locais para verificar os fatos.
Em fiscalização nas propriedades foram constatadas as construções de dois poços escavados, uma em cada terreno. Foram somados 1.260 m² de área degradada. Além de ter bombas hidráulicas na margem do Córrego Grande para captação de água e, também, poços semi-artesianos nos dois locais. Os proprietários realizavam a captação de água do poço semi-artesiano e a transportavam para o poço escavado para utilização em irrigação de lavouras.
Não foram apresentadas as licenças ambientais para a realização das atividades. Diante disso, construir serviços poluidores sem autorização dos órgãos ambientais é crime. Os infratores assinaram o Termo Circunstanciado e comparecerão ao Juizado Especial. A pena prevista é a detenção de seis meses, além de multa.