21/09/2015 13h57 - Atualizado em 09/11/2016 12h19

Chefe de Polícia participa da formatura do I Curso de Entradas Táticas

Vinte policiais, que atuam em diversas unidades da Polícia Civil, concluíram o I Curso de Entradas Táticas oferecido pelo Grupo de Operações Táticas (GOT) em parceria com a Academia de Polícia (Acadepol).

O encerramento foi realizado na última sexta-feira (18), na sede do GOT, em Vila Velha e contou com a presença da chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno, do superintendente de Ações Estratégicas e Operacionais, delegado João Calmon, da chefe de gabinete, delegada Fabiane Coutinho e do responsável pela Assessoria de Informações (ASI) , delegado Jeremias dos Santos.

Durante a solenidade, Gracimeri Gaviorno agradeceu o empenho e a disponibilidade dos policiais que se voluntariaram a participar do curso. “A Polícia Civil fica muito honrada com a dedicação de vocês em prol da instituição e em busca da capacitação que, certamente, será colocada em prática durante as atividades diárias”, disse.

Ela também enfatizou a importância do curso principalmente com relação à segurança dos policiais, tendo em vista os riscos inerentes à atividade. “A nossa profissão exige cuidados redobrados com a nossa segurança, dos nossos parceiros e de nossos familiares. Um curso como esse só ressalta o nosso compromisso em cuidar dos nossos policiais”, afirmou.

Para o participante mais velho do curso, o perito criminal especial Adybio Brandão Subtil Junior, 50 anos, sendo 24 deles dedicados às atividades da Polícia Civil, o curso foi de grande importância para as atividades que ele desenvolve no serviço Regional de Polícia Técnico Científica de Colatina. “Nós peritos vivemos viajando e estamos na rua o tempo todo. Nós vamos em locais de crime e isso envolve um certo risco. Por isso,  a oportunidade de participar de um curso como esse é maravilhosa e, certamente, vou repassar o conhecimentos que adquiri aqui aos meus colegas de trabalho”, enfatizou o preito.

Segundo o coordenador do GOT, delegado Eduardo Khaddour, o curso teve como objetivo principal capacitar os policiais tanto no emprego de técnicas eficazes nas atuações do cotidiano policial e no cumprimento de mandado de prisão e busca e apreensão.

“As atividades envolveram a capacidade de concentração, ação e reação, raciocínio rápido, controle de estresse psicológico, trabalho em equipe e domínio das técnicas operacionais dos policiais. A partir de agora, eles estão capacitados para usar corretamente o armamento letal e não letal disponibilizados pela Polícia Civil e serão multiplicadores do conhecimento adquirido nas unidades que atuam”, destacou Khaddour.

O curso

Com carga horária de 60 horas, o curso teve início no dia 14 de setembro e algumas atividades foram realizadas na sede do GOT, em Vila Velha.  De acordo com o delegado, o curso visou aperfeiçoar a capacitação dos policiais civis do Estado com relação ao emprego de técnicas eficazes em situações do cotidiano policial, como nas operações para cumprimento de mandado de prisão e de busca e apreensão.

“As instruções desse curso ainda vão permitir uma melhora de rendimento nas situações que envolvam a capacidade de concentração, de ação e reação, de raciocínio rápido, de controle de estresse psicológico, de trabalho em equipe e no domínio das técnicas operacionais”, explicou o titular do GOT.

Disciplinas como: Deslocamento Tático/Aproximação, Cerco e Transposição de Obstáculos, Entradas Táticas, Técnicas Revista Imobilização e Contenção (TRIC) e Armamento e Tiro e Uso de Equipamentos Menos Letal fizeram parte do currículo do curso.

Para isso, ele explicou que os participantes foram estimulados a desenvolver uma conduta adequada no que se refere ao trabalho em equipe. “Além disso, irão desenvolver o entendimento sobre a importância do uso legal, moderado e progressivo da força, sempre priorizando a preservação da vida. Ao final do curso, os policiais terão suas ações padronizadas, no que diz respeito às técnicas de aproximação, cerco tático, transposição de obstáculos e arrombamento e, principalmente, o combate em ambiente confinado”, garantiu o delegado.

As vagas foram distribuídas entre a Superintendência de Polícia Especializada (SPE), a Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM), a Superintendência de Ações Estratégicas e Operacionais (Saeo), a Superintendência de Polícia Regional Norte (SPRN), a Superintendência de Polícia Regional Sul (SPRS),  a Superintendência de Polícia Prisional (SPP), a Superintendência de Polícia Técnico-Cientifíca (SPTC) e a Corregedoria de Polícia.

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024