12/11/2015 12h49 - Atualizado em 09/11/2016 12h17

Campanha Itinerante do Desarmamento recolhe 14 armas em dois dias

O posto itinerante da Campanha do Desarmamento esteve nos dias 10 e 11 de novembro, em Venda Nova do Imigrante, e contou dessa vez, com uma agradável surpresa. Durante os dois dias no local, foram entregues voluntariamente 14 armas de fogo, sendo que nove delas tinham registros legais. Este pode ser um indício de que a população está cada dia mais consciente de que, estar em posse de armas de fogo, não é garantia de segurança.

Também, um total de 320 alunos das escolas EEEFM Liberal Zandonade e Fioravante Calimam receberam o pedagogo Paulo Moraes, que apresentou palestras sobre o perigo de se ter uma arma dentro de casa e as escolhas feitas ao longo da vida.

Durante a Campanha, qualquer pessoa pode ir até o posto, montado especialmente para isso, e fazer a entrega voluntária de armas sem que haja punição. A entrega é indenizada com o valor que pode variar de R$ 150,00 a R$ 450,00, conforme a arma, que é liberado para saque 48 horas após a entrega, ficando disponível por um período de 30 dias. O cidadão recebe um protocolo para realizar o saque em uma agência do Banco do Brasil. Além disso, quem entrega o armamento não é identificado.

A Campanha em Venda Nova contou especialmente com o apoio de José Manoel Almeida Bolzan, chefe do Gabinete de Gestão Integrada Municipal e com o apoio da comunidade em geral, que ajudou na divulgação.

Para fechar o ano, o Posto Itinerante da Campanha do Desarmamento, ainda passará por Sooretama, São Domingos do Norte e Rio Bananal.

Sooretama - 23 e 24 de novembro

São Domingos do Norte – 1 e 2 de dezembro

Rio Bananal – 8 e 9 de dezembro

Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp)