Campanha Itinerante do Desarmamento chega ao Munícipio de Pancas
O Posto Itinerante da Campanha do Desarmamento chega ao município de Pancas, Noroeste do Estado, nos dias 29 e 30 de setembro. O posto de recolhimento será montado na Praça João XXIII, próximo à Igreja Católica e funcionará das 9h às 17h.
Qualquer pessoa pode fazer a entrega voluntária de armas sem que haja punição. A entrega é indenizada com o valor que pode variar de R$ 150,00 a R$ 450,00, conforme a arma de fogo, que é liberado para saque 48 horas após a entrega, ficando disponível por um período de 30 dias. O cidadão recebe um protocolo para realizar o saque em uma agência do Banco do Brasil. Além disso, quem entrega o armamento não é identificado.
A equipe conta ainda com um pedagogo que promove palestras, sobre o perigo de se ter uma arma dentro de casa e as escolhas feitas ao longo de nossas vidas, para os alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino, durante o dia da campanha nos municípios visitados. Até agora já foram mais de 8000 alunos contemplados com o programa.
“Em dois anos de campanha e mais de 25 municípios visitados, obtivemos êxito em todas as cidades, pois consideramos que até mesmo uma única arma recolhida já justifica todo o esforço feito, porque vários crimes poderão ser evitados com menos uma arma em circulação” diz o coordenador da campanha Atila Mendes.
De acordo com Atila, a campanha não é para desarmar a população, e sim tirar de circulação as armas ilegais, sem registro ou para aquelas pessoas que querem se desfazer de uma arma por chegar à conclusão de que ela pode ter menos problemas se não possuí-la. “A lei não proíbe o cidadão de possuir uma arma, porém, se ele tiver uma sem registro, estará cometendo um crime e poderá responder por isso”, destacou.
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp)
Gustavo Tenório
Tel.: (27) 3636-1572 / (27) 99961-0214
E-mail: gustavotenorio1@gmail.com
Texto: Leidy Mendonça