Bombeiros: a cada dia a missão de salvar vidas
O Dia Nacional do Bombeiro é comemorado em 02 de julho. Mais que um trabalho, salvar vidas é uma missão. Para comemorar este dia o Corpo de Bombeiros Militar realizará, nesta quinta-feira (02), uma solenidade de comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro.
A solenidade será marcada pela assinatura de Termos de Cooperação com o Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral, Hospital Meridional e Defensoria Pública-Geral do Estado do Espírito Santo, todos voltados para a política de valorização da profissão bombeiro militar nas áreas de saúde e assistência social, assistência jurídica e possibilidade de contratação de pessoal da reserva.
Ao final do evento serão apresentadas duas novas viaturas de combate a incêndio com capacidade para 5 mil litros d’água, cabine dupla para acomodar seis ocupantes, compartimentos para acomodação de materiais e equipamentos destinados ao combate a incêndio e esguicho canhão instalado na parte superior.
Os veículos serão entregues pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) sem contrapartida do Estado, com investimentos na ordem de R$ 884 mil.
Tarefa
“A tarefa de prestar o atendimento de socorro não é fácil, mas cumprir com a missão de ajudar ao próximo é o que motiva e torna gratificante o trabalho realizado na instituição”, ressaltou o coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa, comandante-geral do Corpo de Bombeiros.
No Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) esses profissionais executam uma importante missão diariamente. Com o lema “Vidas alheias e riquezas salvar”, os militares são acionados 24 horas por dia para atender situações de emergência.
A Corporação atende chamados de busca e salvamento de pessoas presas em elevadores, afogamentos, salvamento em locais de difícil acesso, como montanhas, bem como vítimas de soterramentos, acidentes de trânsito, inundações e incêndios.
Plano de Expansão e Investimentos
A Corporação se emancipou em 25 de agosto de 1997, quando se desvinculou com efetivo de aproximadamente 500 homens e chegou aos atuais 1.274 bombeiros, com idade média de 34 anos.
Ao longo dos anos houve um incremento na implantação de Unidades nos Municípios de Vila Velha, São Mateus, Marechal Floriano, Guarapari, Serra, Aracruz, Nova Venécia, Cariacica e, mais recentemente, em Anchieta. Serão contemplados ainda em 2015 os municípios de Venda Nova do Imigrante e Guaçuí, e haverá continuidade das obras em São Mateus e retomada das obras das Unidades de Vila Velha e Serra.
“Nosso trabalho tem sido fortalecer a atuação dos bombeiros nas microrregiões do Estado, com o objetivo de reduzir o tempo de atendimento ao cidadão”, enfatizou o comandante-geral.
As recentes alterações feitas na lei 9.269 e no decreto 2423-R trazem inovações visando aumentar a segurança, a desburocratização e simplificação para obtenção dos Alvarás de Licença do Corpo de Bombeiros Militar, ao mesmo tempo em que fortalece o sistema de segurança contra incêndio e pânico para preservação da vida e do patrimônio.
“Aos poucos, vamos construindo o Corpo de Bombeiros que sonhamos ser e isso é motivo para muita comemoração”, finalizou o coronel D’Isep.
Serviço:
Solenidade Militar ao Dia do Bombeiro
Hora: 19h00
Data: 02 de julho (quinta-feira)
Rua Tenente Mário Francisco de Brito, 100, Enseada do Suá, Vitória.
Informações à Imprensa:
Tenente Coronel PAVANI
Soldado KAROLINA
Soldado NEANDER
Soldado CALDAS
Tel.: 3137-4434 / 99711-0660
Email: bm5@bombeiros.es.gov.br
Twitter:@cbmes
Facebook: bombeiromilitares