03/07/2015 12h09 - Atualizado em 09/11/2016 14h00

BMES realiza solenidade em comemoração ao Dia do Bombeiro

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo realizou, na noite dessa quinta-feira (02), a solenidade em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro. O evento aconteceu no Quartel da Corporação, localizado na Enseada do Suá, em Vitória. A cerimônia foi marcada pela entrega de medalhas de Mérito Nestor Gomes e troféu Amigo do Bombeiro a autoridades militares, civis e entidades que se destacaram no desenvolvimento e auxílio ao Corpo de Bombeiros Militar; a assinatura de três termos de cooperação técnica; e a apresentação de duas novas viaturas de combate a incêndio, recebidas da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

O evento contou com a participação do vice-governador César Colnago, do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, da chefe de Polícia Civil, Gracimeri Gaviorno, do comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcos Antônio, o Capitão de Mar-e-Guerra da Capitania dos Portos, Marcos Aurélio; o procurador-geral do Estado, Rodrigo Rabello, as secretárias estaduais Ângela Silvares (de Governo) e Andréia Lopes (Comunicação), outras autoridades e homenageados.

O vice-governador César Colnago  parabenizou a Corporação pela comemoração do Dia do Bombeiro e destacou a importância do papel social dos bombeiros. “O papel deles é bem maior do que combater incêndios. Homens e mulheres do Corpo de Bombeiros têm uma importância social imensa, cuidando das pessoas que formam a nossa sociedade. Nossos bombeiros cumprem diariamente a nobre missão de salvar o próximo independente da situação”, afirmou.

O vice-governador também anunciou uma boa notícia: a assinatura de Termos de Cooperação com o Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral, Hospital Meridional e Defensoria Pública-Geral do Estado do Espírito Santo, todos voltados para a política de valorização da profissão bombeiro militar nas áreas de saúde e assistência social, assistência jurídica e possibilidade de contratação de pessoal da reserva.

“O Dia Nacional do Bombeiro é uma data de agradecimento por esses heróis que zelam pelo nosso bem estar, zelam para que a vida do próximo seja assegurada em qualquer momento”, concluiu César Colnago.

O comandante geral, coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa, destacou a importância de a Corporação ter suas ações no Planejamento Estratégico da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. E também destacou a determinação do secretário André Garcia, de integrar e dialogar com as instituições que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado. “Precisamos seguir em frente, arregaçar as mangas e continuar trabalhando firmes e determinados na busca continuada do aumento da eficiência no atendimento prestado ao cidadão capixaba”, disse.

O secretário André Garcia agradeceu e parabenizou os militares, destacando a importância do Corpo de Bombeiros Militar para a segurança do patrimônio e proteção à integridade física dos cidadãos capixabas. “Obrigado aos profissionais pelo trabalho de prevenção, pela dedicação ao enfrentamento às mais diversas ocorrências e naturezas e no atendimento de busca de salvamentos. Essa é uma das profissões mais admiradas, principalmente pela juventude”, disse o secretario.

Ao final de evento foram apresentadas duas novas viaturas de combate a incêndio, com capacidade para cinco mil litros de água, cabine dupla para acomodar seis ocupantes, compartimentos de materiais e equipamentos e esguicho canhão instalado na parte superior. Os veículos foram entregues pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) sem contrapartida do Estado, com investimentos na ordem de R$ 884.000,00.

Plano de Expansão e Investimentos

A Corporação se emancipou em 25 de agosto de 1997, quando se desvinculou com efetivo de aproximadamente 500 homens e chegou aos atuais 1.274 bombeiros. Ao longo dos anos houve um incremento na implantação de unidades nos municípios de Vila Velha, São Mateus, Marechal Floriano, Guarapari, Serra, Aracruz, Nova Venécia, Cariacica e, mais recentemente, em Anchieta. Serão contemplados ainda em 2015 os municípios de Venda Nova do Imigrante e Guaçuí, e haverá continuidade das obras em São Mateus e retomada das obras das Unidades de Vila Velha e Serra.

“Nosso trabalho tem sido fortalecer a atuação dos bombeiros nas microrregiões do Estado, com o objetivo de reduzir o tempo de atendimento ao cidadão”, enfatizou o comandante geral. As recentes alterações feitas na lei 9.269 e no decreto 2423-R trazem inovações visando aumentar a segurança, a desburocratização e simplificação para obtenção dos Alvarás de Licença do Corpo de Bombeiros Militar, ao mesmo tempo em que fortalece o sistema de segurança contra incêndio e pânico para preservação da vida e do patrimônio.

Assessoria de Comunicação Sesp

Assessoria de Comunicação Corpo de Bombeiros