05/02/2016 06h57 - Atualizado em 09/11/2016 12h09

Bloco e folia de rua em Vila Velha só com autorização da Comissão de Eventos

As festividades de Carnaval no município de Vila Velha terão programação especial de policiamento. Desde o início do ano, o 4º Batalhão tem se reunido com a Comissão Municipal de Eventos (Comune), da Prefeitura, antes de autorizar a realização de shows, festas e eventos diversos em áreas públicas. Os procedimentos estão sendo usados também na para a autorização de desfiles de blocos e festas de Carnaval, visando garantir maior segurança ao folião e a preservação da ordem nos bairros onde as festividades acontecem.

Em janeiro passado, após decisão das diversas secretarias municipais, representantes do Poder Judiciário, Ministério Público e Polícia Militar, entre outros, que fazem parte da Comune, um trio elétrico foi proibido de desfilar na orla de Itaparica.

Segundo o subcomandante do 4º Batalhão, major Leandro Menezes, a iniciativa possibilita um emprego técnico e eficiente dos recursos policiais, uma vez que somente são autorizados dois eventos por dia. “É importante lembrar que, além do policiamento de eventos, a PM tem que atuar preventivamente e repressivamente, para levar maior sensação segurança a toda população, seja nos festejos de Carnaval ou não”, destaca o oficial.

O major alega ainda que os eventos irregulares sem aprovação da Comune terão seus responsáveis qualificados, e, caso ocorram incidentes nas suas imediações, o Ministério Público e Poder Judiciário serão informados, podendo recair sobre seus organizadores a responsabilidade dos possíveis problemas.

“Temos blocos autorizados com previsão de 5 mil participantes. O planejamento do policiamento nesses eventos leva tempo, e eventos irregulares serão atendidos somente a partir de denúncias ao Ciodes, não isentando seus organizadores de responsabilidade, caso ocorram problemas”, afirma Menezes.

Assessoria de Comunicação da POLÍCIA MILITAR

Marina Galvêas