Batalhão Ambiental fecha criadouro irregular em Viana
Na última quinta-feira (07), uma equipe do Batalhão Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreendeu 20 suínos provenientes de um criadouro irregular em Viana. O proprietário dos animais não providenciou o licenciamento da granja, que teve as atividades paralisadas.
Em atendimento à denúncia na localidade Piapitangui, zona rural de Viana, os militares verificaram uma pocilga na propriedade. Na fiscalização foi constatado um curral para a criação de porcos, que eram mantidos em confinamento. O local não possuía estrutura para armazenar os dejetos líquidos, que eram lançados diretamente ao solo, não havendo tratamento adequado. Todos os animais encontrados no local ficarão apreendidos à disposição da Justiça até o fim do processo.
A Polícia Ambiental informa que a suinocultura é classificada como potencialmente poluidora, sendo obrigatório o licenciamento da atividade junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF). Quem desrespeitar esta regra responderá por crime ambiental, com pena prevista de detenção de até um ano e multa.
Assessoria de Comunicação da POLÍCIA MILITAR
Leidy Mendonça