02/08/2024 11h43 - Atualizado em 02/08/2024 12h57

Cepdec realiza Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), órgão ligado ao Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), realiza, entre as próximas segunda-feira (05) e sexta-feira (09), a Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil. Em 2024, é comemorado o aniversário de 50 anos da Defesa Civil Estadual.

Defesa Civil é o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar a moral da população e restabelecer a normalidade social. O planejamento das ações deve estar estruturado em quatro grandes áreas: prevenção, preparação, resposta e reconstrução, de forma sistêmica e articulada entre todas as instituições.

No Espírito Santo, a Cepdec, conhecida popularmente como Defesa Civil Estadual, é o órgão responsável pela coordenação dessas atividades, auxiliando os municípios em todas as ações de prevenção, preparo, minimização, resposta e reconstrução.

Abrindo a programação da Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil, na segunda-feira (05), a Cepdec realiza o 10º Seminário Capixaba de Gestão de Riscos e Desastres. O tema de 2024 é “Adaptações às Mudanças Climáticas” e o Seminário vai proporcionar um espaço de troca de conhecimentos e experiências, reunindo segmentos da sociedade em torno da temática para a discussão e proposições de rumos para o Estado do Espírito Santo.

O evento ocorrerá no auditório do Sebrae, na Enseada do Suá, em Vitória, e contará com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, e de autoridades do assunto, como a coordenadora-geral substituta de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, Silvia Midori Saito; do diretor do Departamento de Combate à desertificação do Ministério do Meio Ambiente, Alexandre Henrique Bezerra Pires; e outros.

A partir de terça-feira (06), a população poderá conferir a abertura da exposição “Defesa Civil 50 anos”, no Shopping Vila Velha. Até sábado (10), quem passar pelo local poderá ver de perto equipamentos usados pelo Corpo de Bombeiros em sua atuação em grandes desastres, bem como conhecer a história e a evolução da Defesa Civil Estadual nesses 50 anos. Entre os itens em exposição, estarão as estações portáteis de tratamento de água, equipamentos de busca submersa, além da presença de cães de busca e salvamento do CBMES.

Programação – Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil

05/08:

08h – 10º Seminário Capixaba de Gestão de Riscos e Desastres – “Adaptações às Mudanças Climáticas”

De 06 a 10/08:

10h – Abertura da exposição Defesa Civil 50 anos e evolução dos desastres no Espírito Santo – Shopping Vila Velha

Dia 07/08:

Palestra nas escolas sobre as ações da Defesa Civil Estadual no Desastre no Sul do Estado do ES em março de 2024.

Vista de estudantes da Ufes ao Centro Integrado de Defesa Civil (Cidec).

Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros Militar
Camila Ferreira